22/03/1999 - 5ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/04/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ CARLOS STANGARLINI / VANDERLEI MACRIS
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  GILBERTO NASCIMENTO
Refere-se a um dos muitos problemas que angustia a população, o desemprego. Comenta reportagem do jornal "O Estado de S Paulo" sobre a falta de empregos. Afirma que o desemprego leva à desagregação social.
3 -  MARQUINHO TORTORELLO
Relata sua participação em assembléia da Associação dos Produtores de Cana de Catanduva. Lembra a implantação, na década de 70, do Proálcool. Sustenta que a paralisação do Proálcool gerará desemprego e falência de inúmeras cidades do interior. Elenca medidas necessárias para reabilitar o setor.
4 -  ARNALDO JARDIM
Comenta o pronunciamento do Deputado Gilberto Nascimento. Saúda reuniões do Governador com setores do turismo, agroindustrial e de geração de empregos. Lembra da importância também do setor da construção civil. Propõe a criação na Casa de uma Frente Parlamentar pela habitação.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Comenta sua surpresa ao saber, pelo jornais, de ameaças de morte ao líder sindical Vicentinho. Lamenta a escalada da violência em geral e da com cunho político. Lembra o assassinato de conhecidos seus e afirma repudiar agressões e assassinatos.
6 -  RODOLFO COSTA E SILVA
Relata sua participação, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia de assinatura de centenas de convênios com prefeituras e entidades assistenciais, para implementação de programas em benefício de idosos, adolescentes e crianças. Defende a necessidade de ajustes econômicos no Estado, mas afirma que o governo Covas não cortou os programas sociais.
7 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
Relata sua participação hoje no evento "Perspectivas do sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos", por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Água. Comenta que fez comunicação no evento sobre a participação deste Legislativo na estruturação da política estadual de recursos hídricos e sobre o papel de fórum de debates da Comissão de Meio Ambiente.
8 -  JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Assume a Presidência.
9 -  CAMPOS MACHADO
Pelo artigo 82, comenta a realização, dia 14/03, da Convenção Nacional do PTB, quando o Deputado José Carlos Martinez foi eleito presidente do partido. Lê o discurso pronunciado na ocasião pelo Deputado José Carlos Martinez.
10 -  ROBERTO GOUVEIA
Elogia matéria do jornal "Folha de S. Paulo" do dia 20/03, que passa a ler, com o título "Paciente ganha direito legal de recusar tratamento".
11 -  MARIA LÚCIA PRANDI
No Dia Mundial da Água, destaca sua importância. Lamenta o grave problema da contaminação dos lençóis freáticos da Baixada Santista e comenta a problemática que envolve o uso da represa Billings para abastecimento público. Protesta contra reestruturação pretendida pelo Ministério da Previdência, que fechará gerências de atendimento do INSS em todo litoral sul e parte do norte, o que obrigará os pensionistas e aposentados a deslocarem-se para São Bernardo ou Santo André.
12 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
De comum acordo com as lideranças, requer o levantamento da sessão.
13 -  Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/03, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp