19/04/1999 - 4a Solene

COMEMORAÇÃO DO 94º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/05/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : EDNA MACEDO
1 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pelo Presidente Efetivo, Deputado Vanderlei Macris, atendendo à solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Nonagésimo Quarto Aniversário da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Convida a todos a ouvirem a execução do hino nacional.
2 -  ROSMARY CORRÊA
Discorre, na qualidade de líder da Bancada do PMDB, sobre o quadro de criminalidade existente e do esforço da Polícia Civil para combatê-la e relata seu orgulho de pertencer a essa classe.
3 -  WILSON MORAIS
Em nome do PSDB, relata sua experiência durante vinte e quatro anos como Cabo da Polícia Militar. Tece comentários sobre as condições de trabalho desses policiais.
4 -  CELSO TANAUÍ
Em nome do PTB, comenta a época em que foi escrivão de polícia e discorre sobre o Projeto de sua autoria em que as armas apreendidas sejam repassadas aos policiais.
5 -  CONTE LOPES
Pelo PPB, discorre sobre a inversão de valores, em que o policial, devido a seu baixo salário, convive com os marginais. Critica a Ouvidoria da Polícia, o sistema judiciário e o prisional e pede a valorização do profissional da Polícia.
6 -  MÁRCIO ARAÚJO
Pelo PL, saúda os 34 mil funcionários da Polícia Civil em todos os seus departamentos e comenta a busca por melhorias no aumento do efetivo, a qualificação de mão de obra e as modificações no currículo da Academia de Polícia.
7 -  GILBERTO NASCIMENTO
Em nome do PMDB, fala da sua vocação desde a infância para delegado de polícia. Relata suas experiências no cargo e cobra melhorias salariais para a categoria.
8 -  PAULO TEIXEIRA
Pelo PT, discorre sobre os problemas salariais e as condições de trabalho que a polícia enfrenta. Disserta sobre a integração das Polícias Civil e Militar e manifesta seu desejo de que sejam respeitosas aos Direitos Humanos.
9 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, refere-se à confiança depositada pela população na Polícia Civil. Afirma que com determinação superará as dificuldades do momento. Cumprimenta a todos os que formam a Polícia Civil do Estado.
10 -  Presidenta EDNA MACEDO
Lê mensagem enviada pelo Secretário de Esportes e Turismo do Estado, Dr. Marcos Arbaitmann.
11 -  ANTÔNIO MESTRE JÚNIOR
Como Delegado de Polícia e primeiro orador da Associação dos Delegados de Polícia, considera a dívida de gratidão da Polícia Civil, a partir de hoje, para com a Deputada Edna Macedo e para com esta Casa. Afirma que a categoria mais sacrificada dos servidores públicos é também a mais gratificada, pois representa, para as pessoas humildes, o último recurso.
12 -  MARCO ANTÔNIO DESGUALDO
Como Delegado-geral da Polícia Civil do Estado discorre sobre a agressividade da natureza humana e o que a sociedade tem feito para contê-la. Faz um histórico da organização policial desde o final do século passado até a Constituição de 1988, na qual ganhou ênfase o dever do Estado e prevaleceu o direito da cidadania.
13 -  Presidenta EDNA MACEDO
Disserta sobre a segurança pública. Afirma que é imprescindível para a existência da sociedade organizada e considera a importância da Polícia Civil nesses tempos difíceis em que a prevenção da violência torna-se mais complexa e faz-se necessária uma política de segurança. Agradece a todos os que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp