21/05/1999 - 8a Solene

ABERTURA DA 2ª SESSÃO DO TRIBUNAL INTERNACIONAL DO TRABALHO INFANTIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/06/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : RENATO SIMÕES
1 -  RENATO SIMÕES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação do Deputado, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de proceder à abertura da II Sessão do Tribunal Internacional do Trabalho Infantil. Convida a todos para ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ELÓI PIETÁ
Cumprimenta as autoridades. Sublinha a importância da luta contra o trabalho infantil, aqui e em outros países. Em nome da Bancada do PT, faz votos para que II Tribunal Internacional contra o Trabalho Infantil seja mais um passo na conquista dos direitos fundamentais por que se batalha todos os dias até a vitória final.
3 -  IVO JOSÉ
Como Presidente da Comissão dos Trabalhos da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e delegado à II Sessão do Tribunal Internacional contra o Trabalho Infantil, cumprimenta as autoridades e, em especial, Hélio Bicudo, em nome de quem saúda todos os delegados do País e do Exterior. Manifesta sua esperança de que nosso país também se una à Convenção da OIT para, com os demais países, encontrar novos caminhos nessa luta comum.
4 -  Presidente RENATO SIMÕES
Disserta sobre a importância da II Sessão do Tribunal Internacional contra o Trabalho Infantil. Comenta que o combate ao trabalho infantil é uma das principais bandeiras de organização do Movimento Operário Brasileiro. Disserta sobre a decepção causada pelo capitalismo, que deveria ter estabelecido normas a respeito. Saúda, uma a uma, as delegações estrangeiras.
5 -  HÉLIO BICUDO
Saúda os presentes. Refere-se em especial ao Deputado Renato Simões e, em sua pessoa, os companheiros da Mesa destacando-lhes a defesa dos direitos humanos nesta Casa e fora dela. Igualmente cumprimenta o Deputado Elói Pietá e agradece-lhe as amáveis palavras a ele dirigidas. Conta como nasceu a idéia desse tribunal no início da década de 90, em Bangladesh até chegar ao Tribunal Internacional realizado no México, em 1996. Disserta sobre a extensão dos direitos humanos que em seu bojo traz a luta contra o trabalho infantil.
6 -  LILIAN DINIZ
Como artista popular, agradece o convite para performance sobre o trabalho infantil que apresenta em seguida.
7 -  EDY ROSÁRIO
Em nome das delegações estrangeiras, agradece aos presentes e em especial ao Deputado Hélio Bicudo pelo convite que tornou possível sua participação neste evento, em nome do Conselho dos Trabalhadores de São Francisco, EUA. Fala do desejo do Conselho para que a luta contra o trabalho infantil seja vitoriosa e que se possa assegurar às crianças seus direitos.
8 -  RENATO SIMÕES
Convida a todos para ouvir a execução da Internacional Socialista.
9 -  RENATO SIMÕES
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp