20/02/2006 - 1a Solene

HOMENAGEM AOS APOSENTADOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/03/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : BETH SAHÃO
1 -  BETH SAHÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os Aposentados do Estado de São Paulo. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  ANA MARTINS
Deputada Estadual pelo PCdoB, solidariza-se com as reivindicações dos aposentados, e defende respeito e melhores condições de vida para os idosos.
3 -  BENEDITO MARCÍLIO ALVES DA SILVA
Presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas - Cobap, agradece a iniciativa desta homenagem. Reclama da defasagem de 60% no valor as aposentadorias e dos critérios usados para reajuste dos proventos. Pede cumprimento integral do Estatuto do Idoso.
4 -  ANTÔNIO ALVES DA SILVA
Diretor da Fapesp, agradece a iniciativa desta homenagem. Afirma que 2006 será para os aposentados um ano de denúncia e resistência, e de luta por reivindicações como a criação de um Ministério da Seguridade Social, com administração quadripartite.
5 -  MERCEDES LOPES MENDES
Presidente da Fênix, fala das perdas financeiras dos aposentados, que só se agravaram com a desvinculação, em 1991, do salário-mínimo do valor das aposentadorias. Afirma que a Previdência Social tem recursos para pagar as perdas salariais. Pede tratamento digno aos aposentados.
6 -  JOSÉ AURELIANO RIBEIRO DE VASCONCELLOS
Presidente da União dos Transportes Coletivos, fala dos resultados já obtidos nas mobilizações e dos problemas para aumentar a participação dos aposentados. Pede cumprimento integral do Estatuto do Idoso.
7 -  JOSIAS DE OLIVEIRA MELO
Presidente da Associação de Aposentados de São José dos Campos, reclama do tratamento dado pelo Governo aos aposentados, que passam por crescentes dificuldades financeiras.
8 -  OCTAVIANO PEREIRA DOS SANTOS
Presidente da União dos Aposentados de Osasco e Vice-Presidente da Fapesp, pede respeito aos aposentados. Conclama todos a se unirem em prol do cumprimento de seus direitos.
9 -  ISAÍAS URBANO DA CUNHA
Representante da Associação dos Aposentados do ABCD, afirma que o respeito ao idoso deve começar no seio de suas famílias e que é necessária a união da categoria.
10 -  OSWALDO LOURENÇO
Presidente do Sindicato dos Ferroviários, reclama dos descumprimento dos ditames constitucionais que tratam dos aposentados, que cada vez ficam mais empobrecidos. Fala dos problemas que atingem os ferroviários aposentados.
11 -  JOSEPHA BRITO
Secretária Executiva da Frente Parlamentar, agradece a iniciativa da homenagem. Alerta contra a PEC 157, em tramitação em Brasília, que requer revisão constitucional em 2007, para retirada dos direitos e garantias fundamentais, e do capítulo de seguridade social.
12 -  ARNALDO MUCHON
Vice-Presidente da Associação dos Bancários, pede maior divulgação maior de ato dos aposentados na Capital paulista, a ser realizado dia 23/2. Afirma que só com mobilização serão obtidos resultados.
13 -  WARLEY MARTINS GONÇALLES
Presidente da Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo, afirma que sua entidade participará de manifestações em favor dos aposentados. Pede que a Deputada Beth Sahão obtenha audiência com o Presidente da República para expor a situação dos aposentados do País.
14 -  ALCÍDIO BUONO
Representante da Associação dos Aposentados da CMTC e Presidente do Conselho Coordenador das SABs e AMs da região Noroeste, apela à Deputada Ana Martins para que interceda junto à Comissão de Anistia, em Brasília, pela análise de seu processo.
15 -  VALDOMIRO LOPES
Deputado Estadual pelo PSB, manifesta o apoio de sua bancada para com as reivindicações dos aposentados.
16 -  Presidente BETH SAHÃO
Afirma que esta sessão solene, de prestar homenagem aos aposentados, foi um momento de reflexão, e defende a regulamentação do Estatuto do Idoso. Põe-se á disposição para auxiliar na luta da categoria por melhores condições de remuneração. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp