08/05/2006 - 16a Solene

HOMENAGEM AO DIA DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA - CONSEGS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA
1 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, a pedido do Deputado ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de homenagear o Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional. Anuncia a execução do Hino do Conseg.
2 -  UBIRATAN GUIMARÃES
Reconhece o trabalho dos Consegs e o quanto ajuda a segurança pública. Afirma que para melhorar a segurança deve-se investir principalmente no policial.
3 -  CONTE LOPES
Elogia o trabalho conjunto das polícias com a população através dos Consegs. Lembra que seus membros se expõem a riscos como os policiais, pelo bem da comunidade. Lamenta que a imprensa privilegie más notícias sobre a polícia.
4 -  ANA MARTINS
Aponta que os Consegs são uma experiência nova na participação popular. Levanta alguns pontos para reflexão sobre a vida dos cidadãos, os problemas que ainda os governos não resolveram, como o acesso à educação, a oportunidade de emprego para todos e a violência contra a criança e o adolescente.
5 -  SANENARI OSHIRO
Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, apresenta os Consegs como a interface da comunidade com a polícia paulista. Defende o trabalho conjunto de ambos para evitar que os jovens tomem o rumo da criminalidade. Fala do papel de sua coordenadoria.
6 -  ARNALDO HOSSEPIAN SALLES LIMA JÚNIOR
Promotor de Justiça, representando o Dr. Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, sustenta que segurança pública é questão de Estado, não de Governo, perene no tempo. Destaca o papel dos Consegs nesse sentido.
7 -  ANDRÉ DI RISSIO
Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, aborda funções das Polícias Civil e Militar, bem como dos Consegs. Critica as políticas de segurança pública desenvolvidas pelo Estado de São Paulo, as condições materiais e humanas da polícia paulista.
8 -  Presidente ROMEU TUMA
Informa que serão entregues diplomas a todos os Consegs do Estado. Faz um histórico sobre a criação dos Consegs e da Lei, de sua autoria, que instituiu a data hoje comemorada. Discorre sobre a filosofia e as virtudes do policiamento comunitário. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp