11/01/1999 - 9ª Sessão Ordinária da Convocação Extraordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/01/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : VAZ DE LIMA E PAULO KOBAYASHI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  VAZ DE LIMA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MILTON FLÁVIO
Comemora e presta homenagem ao Governador Mário Covas por sua posse. Critica a postura do Governador mineiro em vista da moratória por ele assumida, que expõe o Brasil a um papel vexatório e ridículo.
3 -  NIVALDO SANTANA
Parabeniza o Governador Mário Covas por sua posse, desejando seu pronto restabelecimento. Comenta o saenamento financeiro empreendido na gestão passada, mas não concorda com os ditames impostos pelo FMI e da linha ortodoxa da equipe econômica do Governador de Minas Gerais Itamar Franco, que não se curvou às imposições do Fundo em favor de não privatizar as estatais e não sacrificar o funcionalismo e a área social. Demonstra toda sua insatisfação com o Decreto 43.794, do Governo do Estado, proibindo que as empresas estatais paguem a seus funcionários a participação nos lucros e resultados, suspendendo os acordos coletivos vigentes. Alerta preferir o calote nos banqueiros ao calote nos trabalhadores e nas áreas sociais.
4 -  ERASMO DIAS
De comum acordo com as lideranças, solicita a suspensão da sessão até as 16 horas.
5 -  Presidente VAZ DE LIMA
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 14h46 min.
6 -  Presidente PAULO KOBAYASHI
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h05min.

ORDEM DO DIA
7 -  Presidente PAULO KOBAYASHI
Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Caldini Crespo de licença para viagem à Alemanha no período de 6 a 22 de janeiro corrente, a fim de participar de Seminário Político-Cultural.
8 -  MILTON FLÁVIO
De comum acordo com as lideranças, solicita a prorrogação da sessão por 2h30min.
9 -  Presidente PAULO KOBAYASHI
Põe em votação e declara sem debate aprovado o pedido de prorrogação por 2h30min. Anuncia a presença em plenário do Deputado eleito pelo PSDB Rodolfo Costa e Silva.
10 -  MILTON FLÁVIO
Por delegação do Líder do PSDB, Deputado Cândido Galvão e das demais lideranças, enaltece a gestão do Presidente Paulo Kobayashi, desejando o mesmo desempenho em Brasília, onde exercerá o mandato de Deputado Federal. Agradece o companheirismo, a lealdade e a sua amizade.
11 -  LUIZ CARLOS DA SILVA
Descreve com alegria sua passagem por dois mandatos nesta Casa. Como Deputado e como Líder do PT, por duas oportunidades, e como 1º Secretário nesta Legislatura agradece aos colaboradores, funcionários, companheiros de bancada e demais deputados de outras entidades partidárias. Parabeniza a todos, à Mesa e ao Legislativo.
12 -  ERASMO DIAS
Deseja todo sucesso ao Deputado Paulo Kobayashi na Câmara Federal e agradece o seu companheirismo nestes 25 anos, desde o tempo da ARENA. Despede-se com o sabor de derrota nas urnas.
13 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Confessa sua alegria por ter compartilhado este mandato com o amigo professor Paulo Kobayashi. Também saúda os companheiros Gilberto Kassab, Milton Monti e Luiz Carlos da Silva que juntos irão representar São Paulo na Câmara Alta, em Brasília.
14 -  VITOR SAPIENZA
Declara-se honrado em saudar o Deputado e amigo Paulo Kobayashi, bem como aos Deputados Milton Monti e Cecília Passarelli que souberam conduzir a Casa com tranqüilidade. Saúda os Deputados que não se reelegeram, particularmente o Coronel Erasmo Dias que soube valorizar esta Casa.
15 -  NIVALDO SANTANA
Associa-se em nome do PCdoB às justas homenagens ao Deputado Paulo Kobayashi, que sempre soube respeitar e valorizar as minorias nesta Casa.
16 -  CAMPOS MACHADO
Homenageia o companheiro Deputado Luiz Carlos da Silva por sua passagem por esta Casa, assim como enaltece o profícuo e grandioso trabalho do Presidente Paulo Kobayashi, que soube valorizar este Parlamento e seus parlamentares.
17 -  CESAR CALLEGARI
Em nome do PSB se irmana às palavras de gratidão e reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Presidência desta Casa pelo Deputado Paulo Kobayashi.
18 -  MISAEL MARGATO
Em nome da bancada do PL une-se aos demais partidos para cumprimentar os Deputados Paulo Kobayashi, Luiz Carlos da Silva, Gilberto Kassab e Milton Monti. Fala da certeza de que irão à Câmara Federal lutar para engrandecer ainda mais o nosso País e o nosso Estado.
19 -  EDMIR CHEDID
Em nome do PFL parabeniza e agradece ao Deputado Paulo Kobayashi pelo respeito e dignidade que soube impor na condução dos trabalhos nesta Casa, lembrando que agora sua responsabilidade deve aumentar pois ele será o único representante da colônia japonesa no Congresso nacional. Deseja sucesso também aos Deputados Luiz Carlos da Silva, Gilberto Kassab e Milton Monti que também assumirão seus mandatos em 1º de fevereiro em Brasília.
20 -  VANDERLEI MACRIS
Lembra que sem a paciência oriental de Paulo Kobayashi o Governo não obteria o sucesso nas tratativas parlamentares e isto conduziu o Parlamento de forma tranqüila e competente. Parabeniza o Presidente pela competência.
21 -  HATIRO SHIMOMOTO
Enaltece o trabalho exercido pelo Deputado Paulo Kobayashi que conseguiu aprovar as contas dos Governadores e também a emenda constitucional proposta pelo Deputado Erasmo Dias.
22 -  SIDNEY CINTI
Lembra uma passagem do livro de Saint Exupéry , "O Pequeno Príncipe", "tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas". Chama-o de amigo "Koba" e parabeniza-o pela luta junto aos funcionários na melhoria da qualidade de vida nesta Casa, que continuou simples e humilde mesmo depois de eleito Presidente.
23 -  Presidente PAULO KOBAYASHI
Agradece as manifestações dos vários parlamentares e coloca-se à disposição em Brasília para acolher a todos. Agradece aos funcionários representados pelo Dr. José Carlos Gonçalves e na área parlamentar ao Dr. Auro Augusto Caliman, que sempre soube dar o suporte jurídico regimental e até político. Agradece do fundo do coração por tantas manifestações de carinho convidando a todos para uma grande festa no final do mês. Agradece aos líderes por ter-lhe facilitado o diálogo, que do ponto de vista político foi o mais importante. Lê a mensagem A- nº 28/99, do Senhor Governador desconvocando esta Casa. Suspende a sessão por 5min, às 17h 07min, reabrindo-a às 17h 13min. Agradece a presença do Deputado Rui Codo. Declara encerrada a Convocação Extraordinária. Encerra a sessão.
alesp