12/03/2007 - 3a Solene do Período Adicional

HOMENAGEM AO GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL ALTERNATIVO, SENHOR FRANCISCO WHITAKER, UM DOS PIONEIROS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/04/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA
1 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido dos Deputados Renato Simões, Nivaldo Santana, Romeu Tuma, José Caldini Crespo e Vanderlei Siraque com a finalidade de homenagear o ganhador do Prêmio Nobel Alternativo, Senhor Francisco Whitaker, um dos Pioneiros do Fórum Social Mundial. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Fala sobre os debates ocorridos no Fórum Social Mundial, em Nairobi, Quênia. Discorre sobre os motivos que levaram à homenagem.
2 -  NIVALDO SANTANA
Deputado Estadual, em nome do PCdoB, elogia o trabalho de Francisco Whitaker, considerando-o um dos pilares da organização do Fórum Social Mundial.
3 -  Presidente ROMEU TUMA
Passa ler cartas de autoridades ausentes. Anuncia apresentação musical.
4 -  RAFAEL PINTO
Diretor cultural da Associação dos Funcionários do Grupo Santander/Banespa, faz um testemunho de sua passagem no Fórum Social Mundial no Quênia e em Porto Alegre.
5 -  Presidente ROMEU TUMA
Comenta sua experiência na África. Lê pronunciamento do padre Ernanne Pinheiro quando da outorga do Prêmio Nobel Alternativo a Chico Whitaker. Presta homenagem a Francisco Whitaker de quem cita biografia, lembrando a origem e importância do Right Liveilhood Award Foundation. Lê o poema " Os Indiferentes " de Gramsci. Lê mensagem do Deputado Caldini Crespo.
6 -  CARLOS SIGNORELLI
Vereador da Câmara Municipal de Campinas, presta homenagem a Francisco Whitaker, e agradece sua atuação na sociedade civil e na política, em nome do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
7 -  FRANCISCO WHITAKER
Agradece a todos pelas homenagens e pela indicação ao Prêmio Nobel Alternativo. Fala do trabalho do Fórum Social Mundial, como um conselho coletivo para soluções políticas e sociais para um mundo melhor, e sobre suas perspectivas.
8 -  Presidente ROMEU TUMA
Conduz a entrega de homenagem a Francisco Whitaker. Lamenta a ausência do Deputado Renato Simões. Fala das mudanças sociais necessárias no país. Anuncia apresentação artística. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp