28/05/2007 - 9a Solene

COMEMORAÇÃO DA CANONIZAÇÃO DE FREI GALVÃO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/06/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : ALOISIO VIEIRA
1 -  ALOÍSIO VIEIRA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar a "Canonização de Frei Galvão por Sua Santidade o Papa Bento XVI". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  CARLINHOS ALMEIDA
Em nome do PT, fala do significado da canonização de Frei Galvão para o Brasil, o maior país católico do mundo, como reafirmação da fé do povo brasileiro e sua importância para o Vale do Paraíba.
3 -  AFONSO LOBATO
Em nome do PV, saúda a Irmã Célia Cadorin, postuladora do processo de Frei Galvão. Afirma que a canonização de Frei Galvão aumenta a fé, esperança e a perseverança dos fiéis católicos.
4 -  JOSÉ CÂNDIDO
Em nome do PT, elogia a iniciativa desta sessão, e ressalta o significado histórico da canonização de Frei Galvão que, espera, aumentará a solidariedade e a paz entre os brasileiros
5 -  MARCO BERTAIOLLI
Em nome do DEM, elogia a vida de Frei Galvão e saúda o coral dos Arautos do Evangelho pela sua atuação na missa de canonização do Frei Galvão. Ressalta a importância da vinda ao Brasil do Papa Bento XVI.
6 -  TOM MAIA
Historiador, pronuncia-se em nome da Família Galvão, e saúda os representantes da Irmandade de Frei Galvão presentes no Plenário. Discorre sobre o processo de canonização de Frei Galvão, de quem elogia as obras. Fala sobre o livro "Frei Galvão, o Arquiteto", de autoria do também arquiteto Benedito Lima de Toledo. Em nome da Irmã Célia Cadorin, entrega ao Deputado Aloísio Vieira, um exemplar da referida publicação.
7 -  JOSÉ GASPAR FERRAZ DE CAMPOS
Presidente estadual do PDT, nascido em Guaratinguetá, afirma que a história da cidade está entremeada pela existência de Frei Galvão.
8 -  ANTONIO DE OLIVEIRA NETO
Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, fala de sua honra em participar desta sessão, e informa que a população de sua cidade está disposta a acolher a todos que quiserem conhecê-la.
9 -  ANTONIO GILBERTO FELLIPO FERNANDES JÚNIOR
Prefeito de Guaratinguetá, agradece o trabalho desta Casa em prol do Vale do Paraíba. Manifesta sua gratidão à Irmã Célia Cadorin, e cita personalidades que nasceram em Guaratinguetá.
10 -  MARCELO ORTIZ
Deputado Federal, fala dos propósitos do Papa ao Brasil e de sua participação como integrante da comissão de Deputados Federais que acompanharam essa visita. Expressa seu orgulho por ter recebido o título "Cidadão Guaratinguetaense".
11 -  Presidente ALOÍSIO VIEIRA
Anuncia a apresentação de números musicais. Dá conta de mensagens recebidas acerca desta solenidade. Lê e justifica o PL 426/07, de sua autoria, que institui o dia 11 de maio como Dia Estadual de Frei Galvão. Discorre sobre a vida e obra de Frei Galvão. Fala da elaboração do PL 327/07, que transforma em estância turística religiosa o município de Guaratinguetá. Conduz uma oração. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp