13/03/2000 - 26ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/04/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS / NEWTON BRANDÃO / PEDRO MORI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  WADIH HELÚ
Comenta que há necessidade de maior atenção por parte dos Deputados para o assunto do leilão do Banespa, suspenso por medida liminar.
3 -  HENRIQUE PACHECO
Fala sobre as denúncias apresentadas pela ex-esposa do Prefeito da Capital sobre as administrações Maluf e Celso Pitta.
4 -  PEDRO MORI
Expressa sua tristeza e vergonha acerca das denúncias sobre a Prefeitura da Capital. Solicita à Presidência da Casa providências para que seja reforçada a segurança dentro da Assembléia.
5 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Responde ao Deputado Pedro Mori.
6 -  MILTON FLÁVIO
Comunica que o Governador esteve, na última quinta-feira, em Vila Prudente, anunciando a retomada das obras do hospital público. Relata também a visita feita pelo Governador ao Hospital das Clínicas.
7 -  JAMIL MURAD
Retoma o assunto das denúncias, feitas por D. Nicéa Pitta, contra a administração do município de São Paulo. Registra o seu repúdio e indignação contra essa situação na Prefeitura. Lê Protocolo de Acordo Eleitoral realizado, ontem, em encontro na Câmara Municipal de São Paulo, pelo qual foi fechada a coligação do PC do B com o PT em apoio a Marta Suplicy.
8 -  ALBERTO CALVO
Fala sobre o "affair" D. Nicéa Pitta.
9 -  VANDERLEI SIRAQUE
Louva a coragem da ex-primeira dama, Nicéa Pitta, em denunciar erros políticos e faz votos para que haja força igual na Assembléia para que sejam apuradas denúncias como as ligadas à CDHU e ao Goro Hama.
10 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência
11 -  ROSMARY CORRÊA
Cumprimenta todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher", transcorrido no dia 8 de março, e as da Assembléia em particular. Faz votos para que a ex-primeira dama possa provar suas denúncias.
12 -  NIVALDO SANTANA
Comunica que, ontem, o PC do B fez seu encontro na Câmara Municipal para preparação dos pré-candidatos às eleições deste ano.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  EDIR SALES
Retoma o assunto das denúncias proferidas pela ex-primeira dama contra o Prefeito Celso Pitta. Indaga sobre quais terão sido os reais motivos que levaram a acusar o ex-marido (aparteada pelo Deputado Conte Lopes).
14 -  PEDRO MORI
Assume a Presidência.
15 -  NEWTON BRANDÃO
Lamenta o descalabro moral pelo qual passa a política paulistana. Comemora a instalação, hoje, da 10ª Vara Cível de Santo André. Cumprimenta a Prefeitura de São Bernardo, o Sebrae e o CIEE pela criação de programa para capacitação profissional de pessoas deficientes físicas e mentais. Saúda o Deputado Federal Duilio Pisaneschi, presente em Plenário.
16 -  MILTON FLÁVIO
Refere-se à visita do Governador a obra de hospital em Vila Prudente. Expressa o compromisso de Covas de colocar este e outros hospitais em funcionamento. Relata visita à Faculdade de Medicina do ABC, onde foram inauguradas obras. Comenta fórum realizado em Registro com a presença do Governador (aparteado pelos Deputados Newton Brandão e Gilberto Nascimento).
17 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, ressalta a posição do PC do B em relação ao impeachment do Prefeito, baseada nas declarações da Sra. Nicéa Pitta. Pede apoio para instalação de CPI para verificar a veracidade das declarações do Sr. Lázaro Piunti.
18 -  CICERO DE FREITAS
Pelo art. 82, lamenta fato ocorrido com a Sra. Maria Rosa, que levou 6 tiros e está em estado grave. Cita proposta que fez ao Governador na área de segurança pública.
19 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, lê artigo do "Diário Popular" que relata Lei da Arbitragem na Justiça do Trabalho. Cumprimenta o Presidente Vanderlei Macris e os dirigentes do Fórum do Século XXI pelo Seminário da Renovação da Frota Nacional e Reciclagem de Veículos realizado na Casa. Lê artigo do jornal "A Gazeta Mercantil" que relata o esforço do Secretário José Anibal para organizar pólo tecnológico. Concita os Srs. Deputados para aprovação do PL 23/2000 que reduz ICMS para indústria moveleira.
20 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, é favorável à apuração dos fatos apontados pela Sra. Nicéa Pitta. Refere-se às declarações do Sr. Lázaro Piunti referentes ao Sr. Goro Hama.
21 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, associa-se às palavras do Deputado Milton Flávio sobre PL 23/2000, enviado à Casa pelo Governador.
22 -  GILBERTO NASCIMENTO
De comum acordo entre as Lideranças, pede o levantamento da sessão.
23 -   Presidente PEDRO MORI
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/02, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp