26/10/2007 - 136ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/11/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS GIANNAZI / WALDIR AGNELLO / GILMACI SANTOS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 - CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 - OLÍMPIO GOMES
Fala sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que torna inconstitucional a lei aprovada nesta Casa e sancionada pelo Executivo que concedia aos policiais militares uniformizados o direito de transporte intermunicipal gratuito.
3 - ADRIANO DIOGO
Tece comentários sobre o orçamento de 2008 em tramitação nesta Casa, em que se constatou a diminuição dos recursos destinados à Saúde. Rebate as colocações do Deputado Conte Lopes quanto a Carlos Lamarca.
4 - GILMACI SANTOS
Assume a Presidência.
5 - CONTE LOPES
Associa-se ao Deputado Olímpio Gomes quanto às críticas à decisão do Tribunal de Justiça. Continua sua argumentação sobre Carlos Lamarca e a questão histórica que envolveu o tenente Mendes Jr.
6 - CARLOS GIANNAZI
Demonstra o apoio de sua bancada aos projetos que se encontram em tramitação nesta Casa, que versam sobre o fim do nepotismo no Estado de São Paulo.
7 - WALDIR AGNELLO
Assume a Presidência.
8 - ADRIANO DIOGO
Informa que, na próxima 2ª feira, haverá a apresentação nesta Casa do filme "Lamarca". Fala sobre a falta de reconhecimento de várias pessoas que lutaram contra a ditadura militar.
9 - OLÍMPIO GOMES
Parabeniza os integrantes da Polícia Civil pelo transporte de órgão para transplante, ontem, em São Paulo. Critica o uso indevido de aeronaves da Polícia Militar para o deslocamento de autoridades. Pede apoio de seus pares para a promoção do tenente Alberto Mendes Jr. ao posto de coronel.
10 - CONTE LOPES
Tece críticas àqueles que consideram Lamarca um herói nacional. Fala dos motivos que fizeram o tenente Mendes Jr. um herói para a Polícia Militar.
11 - CARLOS GIANNAZI
Fala do requerimento enviado pela Comissão de Educação desta Casa, convocando a Secretária Estadual da Educação para explicar a situação de degradação por que passam as escolas públicas estaduais. Comenta projeto de lei, de sua autoria, que cria as salas de leitura e informática nas escolas. Lê e comenta carta de autoria do professor Iraci José Francisco.
12 - CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, preocupa-se com a situação dos servidores públicos do país depois da decisão do STF, que restringiu o direito à greve.
13 - ADRIANO DIOGO
Pelo art. 82, discorre sobre a situação do Padre Júlio Lancelotti, que está sendo acusado de pedofilia. Recorda a fundação da Casa Viva, que abriga crianças soropositivas.
14 - CONTE LOPES
Pelo art. 82, fala que o Padre Júlio Lancelotti deveria ter denunciado a extorsão no seu início. Reafirma sua opinião quanto a postura de Carlos Lamarca.
15 - RUI FALCÃO
Para comunicação, informa a coleta de assinaturas para a instalação da CPI dos Pedágios para averiguar os contratos de prorrogação de concessão e os preços dos pedágios.

GRANDE EXPEDIENTE
16 - FERNANDO CAPEZ
Repercute a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, da realização de videoconferência para depoimentos de réus presos. Fala da necessidade de modernização da Justiça.
17 - FERNANDO CAPEZ
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.
18 - Presidente WALDIR AGNELLO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 29/10, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os da sessão solene, hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o "Dia do Cirurgião Dentista". Levanta a sessão.