25/04/2008 - 14a Solene

COMEMORAÇÃO DO "35º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL - PORTUGAL - JAPÃO - ITÁLIA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/05/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Senhor Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Senhor Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 35º Encontro dos Descobrimentos Brasil - Portugal - Japão - Itália". Convida todos a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Informa que a finalidade deste encontro é congregar e aproximar pessoas de diferentes nacionalidades, que têm os mesmos anseios de construir uma comunidade fraterna e justa, de estabelecer parcerias em diversas áreas, implementar a reunião dos povos e criar modelos de uma cultura do bem e da paz.
2 -  NELSON FARIA DE OLIVEIRA
Idealizador e coordenador do encontro, diz que este representava um grande abraço a todos os povos que têm a mesma origem. Lembra que trabalhar em função de um mundo melhor é obrigação de todos nós.
3 -  JOSÉ VERDASCA
Presidente da Ordem Nacional dos Escritores, cumprimenta as autoridades presentes e agradece ao Deputado João Caramez pela iniciativa de realizar esta sessão. Lembra as comemorações do 4º Centenário de nascimento do Padre Vieira, em Lisboa, bem como a comemoração da chegada da Corte portuguesa ao Brasil e os 100 anos do início da imigração japonesa ao Brasil.
4 -  JOSÉ GUILHERME QUEIROZ DE ATAÍDE
Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, lembra que São Paulo é uma das grandes metrópoles do mundo e nela podemos encontrar as culturas dos imigrantes que aqui vieram, ao longo dos séculos e contribuíram com seu trabalho para construir este grande Estado. Afirma que os portugueses foram responsáveis pelo descobrimento do Brasil e que o vínculo imigratório português continuou depois da Independência do Brasil, em 1822. Cita como exemplo de contribuição dos portugueses para a história de São Paulo o saudoso comendador Valentim dos Santos Diniz, fundador da Rede Pão de Açúcar.
5 -  JIRO MARUHASHI
Cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo, fala da honra de estar participando do 35º Encontro dos Descobrimentos e lembra que o Japão tem mantido uma relação histórica e de cultura com o Brasil, há muitos anos. Diz que o Centenário da Imigração Japonesa também é celebrado como o ano de intercâmbio entre Japão e Brasil.
6 -  LÚCIA PATTARINO
Cônsul-geral adjunto da Itália em São Paulo, agradece a presença de todos e lembra que a data de hoje, 25 de abril, comemora a instalação da República Italiana, há 63 anos, e o início da constituição e da democracia. Diz que a presença da Itália no Brasil data da mesma época do Descobrimento por Cabral, pois este foi possível graças aos estudos de Américo Vespúcio. Lembra que os imigrantes italianos vieram substituir os escravos nas fazendas. Comenta que o Brasil tem a capacidade de integrar todas as culturas.
7 -  NELSON FARIA DE OLIVEIRA
Procede à homenagem ao Presidente da solenidade, pela iniciativa de realizar o 35º Encontro dos Descobrimentos.
8 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Agradece à homenagem e afirma que sempre acreditou que é possível fazer o bem, conviver fraternalmente e com solidariedade. Anuncia apresentações musicais. Presta homenagem às Comunidades Portuguesa, Japonesa, Italiana e Brasileira, com entrega de diploma a seus representantes. Anuncia a execução dos Hinos Nacionais de Portugal, do Japão e da Itália. Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp