16/06/2008 - 28a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/06/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : VAZ DE LIMA
1 -  Presidente VAZ DE LIMA
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocou esta sessão solene, para comemorar os "Cem Anos da Imigração Japonesa no Brasil". Convida o público presente a ouvir, de pé, os hinos nacionais do Japão e do Brasil.
2 -  SAID MOURAD
Deputado estadual, integrante da Comissão para o Centenário da Imigração Japonesa , recorda a sua origem libanesa. Faz histórico sobre o seu pai. Enaltece o respeito dos japoneses pelas diferenças culturais. Recorda os ataques a Hiroshima e Nagazaki. Fala do simbolismo da bandeira japonesa.
3 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Deputada estadual, integrante da Comissão para o Centenário da Imigração Japonesa, relembra a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, no navio "Kasato Maru". Informa que, atualmente, a comunidade soma cerca de um milhão e meio de pessoas. Destaca o trabalho dos japoneses na agricultura e na pesca. Louva o empenho, a dedicação e a inteligência dos japoneses. Informa a criação do Conselho Brasil Japão para o Século 21. Recorda que o Brasil adotou o modelo japonês para TV digital. Faz considerações sobre os desafios enfrentados pelos 300 mil dekasseguis.
4 -  BARROS MUNHOZ
Deputado estadual, recorda o convívio com japoneses na sua infância. Lembra a sua gestão como Secretário da Agricultura, quando teve oportunidade de conhecer o Japão. Elogia as iniciativas, o amor à terra e ao Brasil de Shunji Nishimura, que administra escola na cidade de Pompéia.
5 -  Presidente VAZ DE LIMA
Anuncia apresentação musical. Procede à leitura de currículo e à entrega de placa comemorativa aos homenageados.
6 -  SHIRO NISHIMURA
Filho de Shunji Nishimura - fundador da Jacto -, representando o pai nesta solenidade, agradece pela homenagem recebida.
7 -  YOSHITAME FUKUDA
Músico, agradece a homenagem.
8 -  TOMIE OHTAKE
Artista plástica, agradece a homenagem.
9 -  SAMUEL MOREIRA
Deputado estadual, presidente da Comissão para o Centenário da Imigração Japonesa, destaca a contribuição dos japoneses e seus descendentes para São Paulo, que é a maior cidade japonesa fora do Japão. Lembra a integração desses imigrantes, especialmente depois da Segunda Guerra. Destaca os valores da cultura japonesa, por preservar uma cultura milenar, aliada à modernidade.
10 -  Presidente VAZ DE LIMA
Anuncia apresentações musicais. Nomeia autoridades presentes.
11 -  KOKEI UEHARA
Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Presidente da Associação para Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, agradece às homenagens prestadas. Tece considerações sobre as falas dos oradores que o antecederam. Recorda a sua chegada ao Brasil, em 1936. Lembra os sacrifícios enfrentados pelos imigrantes. Faz explicações sobre a última canção apresentada. Enaltece o legado dos antepassados.
12 -  Presidente VAZ DE LIMA
Em nome da taquígrafa Emília Naomi Todo Liem, homenageia os servidores japoneses desta Casa. Faz homenagem póstuma ao Deputado Paulo Kobayashi, que foi presidente deste Parlamento. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp