13/06/2008 - 27a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/06/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de comemorar o "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida todos a ouvir, de pé, o Hino Nacional de Portugal e o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Discorre sobre Camões e a história de Portugal. Agradece ao Dr. Antônio de Almeida e Silva, por ter lhe ajudado a tornar possível esta solenidade.
3 -  ANTÔNIO ALMEIDA E SILVA
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, destaca a figura símbolo de Camões como ponto de união de todos os portugueses. Discorre sobre o significado das comemorações do Dia de Portugal. Destaca a necessidade de Portugal estabelecer relações assíduas, normais e eficazes com as suas comunidades.
4 -  JÚLIO RODRIGUES MACHADO
Presidente da Casa de Portugal, agradece ao Deputado Capez, pelo carinho que demonstra pela comunidade portuguesa. Comenta o amor dos portugueses pelo Brasil.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Cita lei aprovada em 1967 no Congresso Nacional que instituiu o Dia da Comunidade Luso-brasileira. Procede à entrega de placas comemorativas a autoridades luso-portuguesas.
6 -  JOSÉ EDUARDO MARTINS
Professor e pianista, agradece ao Deputado Fernando Capez e demais autoridades presentes, por terem se lembrado de seu nome para esta apresentação.
7 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentações musicais. Lê alguns ofícios de agradecimento. Homenageia as netas do pianista José Eduardo Martins. Lê soneto de Camões. Encerra a sessão.
alesp