28/08/2008 - 112ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/09/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO BARBOSA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOÃO BARBOSA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Registra a visita do músico Gilberto Ferri. Comenta reportagem dos jornais de hoje, que informam que os juros da dívida pública brasileira foram de 106 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano. Justifica a necessidade de verbas para obras sociais. Informa que 8% do PIB dever ser destinado à educação.
3 -  MARCOS MARTINS
Faz reparos à fala do Deputado Carlos Giannazi. Informa que o presidente Lula tem 70% de popularidade. Lê e solicita a transcrição de texto sobre o "Dia Nacional dos Bancários", comemorado hoje. Revela preocupação com o emprego dos funcionários da Nossa Caixa, ameaçada de federalização.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Comunica que, até o momento, não chegou a esta Casa, projeto sobre a reestruturação de cargos de oficiais e sargentos da PM. Informa que, amanhã, deve ocorrer audiência do Tribunal Regional do Trabalho sobre a paralisação dos policiais civis. Afirma que apenas 5% dos crimes são solucionados, fato que atribuiu à falta de recursos materiais e humanos para a polícia. Questiona a gestão José Serra quanto à segurança pública. Faz comentários sobre projeto que trata da carreira de "praças" da PM.
5 -  DAVI ZAIA
Discorre sobre o "Dia Nacional dos Bancários". Lembra a luta da categoria em vários momentos da história brasileira. Informa que entidades dos bancários entregaram, hoje, ao Presidente Vaz de Lima abaixo-assinado com 90 mil assinaturas, na defesa dos empregos dos funcionários da Nossa Caixa.
6 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Registra a presença de alunos da Escola Estadual "Professor José Tavares", da cidade de Tuiuti, a convite do Deputado Edmir Chedid.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Informa que, como representante do PV, partido que apóia o governo, foi consultado sobre a indicação de cargos para as diretorias regionais de ensino. Combate a prática e questiona declarações do Líder do Governo sobre o assunto.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Argumenta ser contrário à indicação para cargos na administração pública. Sugere ao Supremo que elabore súmula sobre o tema, a exemplo da decisão contra o nepotismo. Cita texto da "Folha de S. Paulo" sobre a indicação para cargos de diretores regionais de ensino. Informa que este Legislativo deve regulamentar matéria para se adequar ao piso nacional para os professores.
9 -  CONTE LOPES
Elogia policiais militares, lotados em Guarulhos, que conseguiram prender maníaco sexual, que teria praticado 50 crimes. Faz alerta às mulheres sobre o tema. Cita casos sobre o assunto. Relata problemas de segurança pública na cidade de Bragança Paulista.
10 -  MARCOS MARTINS
Dá continuidade à sua fala sobre o "Dia Nacional dos Bancários". Pleiteia a derrubada de veto a projeto de lei, de sua lavra, sobre a manutenção das portas de segurança das agências bancárias. Cita reunião no Legislativo paulistano sobre a questão. Fala de debates sobre a competência para deliberar sobre a matéria. Faz comentários sobre as doenças profissionais que afetam os bancários.
11 -  DAVI ZAIA
Pelo Art. 82, parabeniza o lançamento do "Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais", destinado a estimular e coordenar estudos sobre os impactos do fenômeno no planeta.
12 -  DAVI ZAIA
Requer o levantamento da sessão, com a anuência das lideranças.
13 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 29/08, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os da sessão solene, a realizar-se em 29/08, às 10 horas, para comemorar o "Centenário do Ensino Profissional Público Paulista".
alesp