17/11/2008 - 53a Solene

HOMENAGEM AO "CENTENÁRIO DA UMBANDA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/12/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO E CIDO SÉRIO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação dos Deputados Simão Pedro e Cido Sério, com a finalidade de homenagear o "Centenário da Umbanda e dos Compositores e Poetas Cartola e Solano Trindade". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Agradece à Banda da Polícia Militar. Anuncia presenças.
3 -  VICENTE CÂNDIDO
Cumprimenta os militantes que lutam pela igualdade racial no Brasil. Discorre sobre as atividades da VI Semana da Cultura Negra, que se realiza nesta Casa, de 17 a 26/11. Diz que a semana tem por objetivo chamar a atenção do Poder Legislativo para o cumprimento de seu papel, na constituição de políticas públicas que promovam a igualdade racial. Afirma que a Bancada do PT tem compromisso com a comunidade negra.
4 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Cumprimenta o Deputado Vicente Cândido, pelo seu aniversário e agradece a presença de pessoas que representam instituições e mandatos. Anuncia a apresentação do "Hino da Umbanda". Faz a entrega de placa em homenagem aos 100 anos da Umbanda, aos senhores Milton Aguirre e Cássio Ribeiro.
5 -  MILTON AGUIRRE
Agradece a oportunidade de estar nesta Casa de Leis, comemorando o Centenário da Umbanda. Lembra o Deputado Átila Nunes, que sempre lutou pela Umbanda.
6 -  CÁSSIO RIBEIRO
Agradece a todos os companheiros do PT e diz que a Umbanda comemora 100 anos de luta e de prática da caridade. Lembra que a Umbanda enfrentou o preconceito e a intolerância religiosa. Manifesta a sua alegria pela comemoração. Diz que esta Casa, ao abrir este espaço, mostra que ainda há muito a fazer.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Lembra o ex- Deputado Tiãozinho do PT e saúda o Deputado Federal Vicentinho, que realizou, no Congresso Nacional, sessão solene em homenagem à Umbanda. Anuncia declamação de um poema. Faz entrega de placa comemorativa dos 100 anos de Francisco Solano Trindade, a seu filho, Liberto Trindade.
8 -  LIBERTO TRINDADE
Fala sobre seu pai, Solano Trindade, com quem teve contato só aos 18 anos. Manifesta o seu orgulho de ter vindo a esta Casa, para homenagear "o maior porta-voz da negritude brasileira".
9 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Diz de sua satisfação em poder compartilhar essa homenagem junto com o Deputado Cido Sério, para comemorar os três símbolos da luta do movimento negro e manifesta a sua esperança de que esse ato comemorativo possa ajudar na construção de uma sociedade mais tolerante e respeitosa.
10 -  CIDO SÉRIO
Assume a Presidência. Associa-se ao discurso do Deputado Simão Pedro. Registra presenças. Anuncia declamação de um poema. Convida o Deputado Simão Pedro para fazer a entrega de placa comemorativa.
11 -  JORGE CARNEIRO
Agradece em nome do Centro Cultural Cartola essa homenagem. Diz que falar de Cartola é uma responsabilidade muito grande e destaca a simplicidade do compositor. Afirma que não é por acaso que se presta essa homenagem a esses três símbolos importantes para o País. Lembra que, no dia 11 de outubro, foi comemorado o centenário de Agenor de Oliveira, o Cartola, no Centro Cultural, ao lado da Escola de Samba da Mangueira, com a presença de toda a comunidade. Comenta que Cartola conseguia traduzir nos seus versos e na sua arte, um cotidiano que, às vezes, é difícil viver no dia a dia.
12 -  Presidente CIDO SÉRIO
Fala das origens da Umbanda. Manifesta a esperança de que o povo negro seja reconhecido em sua essência e em sua integralidade. Agradece ao Deputado Simão Pedro e diz que jamais esquecerá a experiência e a oportunidade de convivência que teve nesta Casa. Agradece a todos. Encerra a sessão.
alesp