24/11/2008 - 55a Solene

HOMENAGEM AO "MINISTÉRIO PÚBLICO DEMOCRÁTICO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/12/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Fernando Capez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Movimento do Ministério Público Democrático, por ocasião do lançamento da Campanha de Comunicação "Ministério Público e os 20 anos da Constituição Federal". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ROBERTO LIVIANU
Presidente do Ministério Público Democrático, saúda os amigos que prestigiam esta Sessão Solene e diz que não poderia haver local mais adequado do que esta Casa para sediar esta homenagem. Afirma que o Ministério Público Democrático se identifica com os anseios do povo e tem difundido a cultura de prevalência dos direitos humanos. Lembra que a Constituição de 88 estabeleceu novas atribuições para o Ministério Público, garantindo conscientização de um regime democrático mais justo e menos autoritário.
3 -  CARLOS ARAÚJO
Membro do Departamento Jurídico da Rede Globo, cumprimenta as autoridades presentes e manifesta a honra da missão que lhe foi atribuída de mostrar a ação constitucional do movimento democrático do Ministério Público, em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos individuais inalienáveis. Diz que a Rede Globo de Televisão se orgulha em contribuir nessa campanha. Afirma o seu compromisso com o estado democrático, mais livre e plural. Parabeniza o Ministério Público Democrático por esta iniciativa e deseja sucesso na campanha.
4 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Procede a entrega de placas aos homenageados.
5 -  HUBERT ALQUÉRES
Diretor Presidente da Imprensa Oficial do Estado e representante do Governador José Serra, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o Deputado Fernando Capez, pela iniciativa e manifesta a honra de representar o Governador José Serra. Diz que o Ministério Público tem feito uma diferença positiva para as pessoas e para as instituições, que ficaram muito fortalecidas com essa atuação. Comenta que a Imprensa Oficial está muito feliz com a parceria do Ministério Público Democrático, em editar o livro "20 anos de Constituição do Brasil - Ministério Público e Cidadania - 20 casos emblemáticos".
6 -  FERNANDO GRELLA VIEIRA
Procurador Geral de Justiça, saúda autoridades presentes e colegas do Ministério Público. Lembra que o apelo deste evento, por sua significação, determina que o Procurador Geral de Justiça se pronuncie para cumprimentar o movimento do Ministério Público Democrático. Diz que o Ministério Público tem estado ao lado do cidadão e da cidadania, buscando dar concretude aos direitos ali assegurados. Afirma que a Constituição de 88 prioriza o homem, como titular de direitos inalienáveis.
7 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação de um vídeo.
8 -  INÊS DO AMARAL BUSCHEL
Sócia e fundadora do Ministério Público Democrático, presta homenagem ao presidente do Ministério Público Democrático, Doutor Roberto Livianu, e manifesta sua admiração por seu empenho empreendedor e por sua simplicidade. Fala da Campanha de Comunicação "Ministério Público e os 20 anos da Constituição Federal", que está sendo lançada e diz que isso não seria possível sem a coragem do Doutor Roberto Livianu.
9 -  ROBERTO LIVIANU
Agradece o discurso da Sra. Inês do Amaral Buschel e manifesta a sua emoção pela homenagem. Agradece a colaboração de todos e diz que nada se faz sozinho.
10 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Parabeniza o trabalho do Doutor Roberto Livianu, Presidente do Ministério Público Democrático. Agradece a todos. Encerra a sessão.
alesp