09/03/2009 - 2a Solene

COMEMORAÇÃO AO DIA DO APOSENTADO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/03/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : WALDIR AGNELLO
1 -  WALDIR AGNELLO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente efetivo convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Campos Machado, com a finalidade de comemorar o "Dia do Aposentado". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, informa que tramitam, no Congresso Nacional, dois projetos de interesse dos aposentados: um que extingue o valor previdenciário, e outro que trata da recuperação das perdas salariais, do qual é relator. Recorda as dificuldades enfrentadas pelos aposentados, especialmente quanto ao custo de vida. Combate os argumentos de que melhorias para os aposentados afetariam a Previdência. Solicita a desvinculação do pagamento de benefícios sociais. Argumenta que o Governo federal termina por incentivar a previdência privada.
3 -  ANTÔNIO ALVES DA SILVA
Presidente da Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo, faz saudação pela passagem do "Dia Internacional da Mulher", comemorado em 08/03. Afirma que o Governo federal descumpre leis relativas ao reajuste dos aposentados. Incentiva as entidades e os demais presentes para continuidade da mobilização, que deve contar com esforço suprapartidário. Solicita ao presidente Lula que reconheça o apoio recebido por parte dos aposentados, e retribua a categoria condignamente.
4 -  WARLEY MARTINS GONZALES
Presidente da Cobap - Federação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, ratifica a necessidade de mobilização constante dos aposentados. Considera inaceitável o descaso do Governo federal com relação à categoria. Cita dificuldades que afetam os aposentados e pensionistas. Faz convite para ato, agendado para o dia 20 de março.
5 -  ADALBERTO NADUR
Diretor da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, apresenta o reconhecimento pela luta dos aposentados. Destaca a importância do voto. Ressalta a necessidade de serem aprovados projetos em benefício da categoria.
6 -  BENEDITO MARCÍLIO
Presidente do Departamento do PTB do Aposentado, e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do ABC, justifica as reivindicações dos aposentados e pensionistas. Questiona os critérios de reajuste dos valores do salário mínimo, e seu reflexo na concessão dos benefícios da categoria. Lembra problemas gerados com os empréstimos consignados. Repudia o fato de o Presidente Lula não ter recebido representantes da categoria. Reitera o apoio do PTB à causa dos aposentados.
7 -  ROMEU TUMA
Senador da República, destaca o orgulho que deve nortear a relação entre pais e filhos. Ratifica a necessidade de serem recompostos os vencimentos dos aposentados e pensionistas. Manifesta-se contrário à tabela do fator previdenciário.
8 -  CLAURY ALVES DA SILVA
Secretário de Estado de Esportes e Turismo, faz manifesto pelo Dia Internacional da Mulher. Elogia a mobilização dos aposentados, em busca da dignidade. Elogia os representantes do Senado e da Câmara dos Deputados. Dá conhecimento de programas de turismo voltados para a terceira idade, como a Virada Esportiva e os Jogos dos Idosos, que mobilizou cerca de vinte mil pessoas em 2008.
9 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas pelo Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira Filho, e pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
10 -  CAMPOS MACHADO
Deputado Estadual, elogia a atuação dos integrantes da Mesa. Recorda os ensinamentos adquiridos ao longo da vida, os sonhos e os horizontes dos aposentados. Cita decisão da convenção do PTB, segundo a qual os parlamentares do partido, em todas as esferas, devem apoiar projetos relativos aos aposentados e pensionistas, sob pena de serem desfiliados da legenda.
11 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Cita trecho de poema relativo ao "Dia Internacional da Mulher". Enaltece a necessidade de serem preservados os direitos dos aposentados e pensionistas. Ressalta o compromisso dos parlamentares do PTB, de apoiar projetos relativos à categoria. Destaca a importância da atuação legislativa em favor da sociedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp