27/03/2009 - 5a Solene

HOMENAGEM AOS "DEZ ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA - ABRELA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/04/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, com a finalidade de prestar homenagem aos Dez Anos de Fundação da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica - Abrela. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ALAIN GABBAI
Chefe da Disciplina de Neurologia Clínica da Unifesp, diz estar honrado por participar da homenagem de 10 anos da Abrela. Conta que seu interesse pela área foi despertado pelo Doutor Acary, no anos 80, em trabalho realizado na Escola Paulista de Medicina, ao perceber as dificuldades que os portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica enfrentavam.
3 -  PATRICE LEBRUN
Membro fundador da Abrela e diretor da Unidade de Negócios da Sanofí Pasteur, recorda seu trabalho junto com Doutor Acary, na fundação da associação, por conhecer os medicamentos, que contribuem para a qualidade de vida dos pacientes e familiares. Afirma que foi um projeto importante e sente-se honrado por ter auxiliado na sua implantação.
4 -  ABRAHÃO AUGUSTO JUVINIANO QUADROS
Presidente da Abrela, relata as conquistas da Abrela em benefício dos portadores da doença, em especial, os trabalhos de divulgação e informação para o diagnóstico perfeito, de apoio aos familiares e cuidadores, de aquisição dos medicamentos e de aparelhos para respirar, da assistência 'home care'; de manutenção de 'site' na internet para maior acesso; da participação em simpósios e da implantação de unidades regionais da associação.
5 -  ACARY SOUZA BULLE OLIVEIRA
Médico, fundador da Abrela e atual presidente do Conselho Deliberativo, relata que, durante o curso de medicina, não conhecia a doença e viu poucos casos durante sua especialização. Ao voltar de curso no exterior, soube de medicamento que ajudaria a prolongar a vida dos portadores da doença e daí surgiu a ideia de fundar uma associação, com objetivo de dar todo o apoio necessário para pacientes e familiares.
6 -  MARCOS BELISÁRIO
Secretário Municipal da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, cumprimenta a Deputada Célia Leão pela iniciativa de comemorar o aniversário da Abrela. Destaca que, como Secretário Municipal, considera sua obrigação desenvolver e aplicar políticas públicas de apoio e assistência aos portadores de deficiências, mas que a participação da sociedade civil é fundamental para a efetivação desse trabalho.
7 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pelo Senhor Governador do Estado de São Paulo José Serra; Senhor Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Doutor Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento; Senhora Deputada Patrícia Lima e pelo Senhor Bruno Caetano, Secretário de Estado de Comunicação.
8 -  LUÍZ BAGGIO
Representante da Sra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, parabeniza a Abrela, que considera um celeiro de ensino científico e humano. Destaca a importância do trabalho da entidade, ao levar mais informação e garantir a preservação dos direitos dos portadores de ELA.
9 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Faz homenagens aos Senhores: Doutor Alan Gabbai, Abrahão Augusto Juviniano Quadros, Patrice Lebrun e Professor Doutor Acary Souza Bulle Oliveira. Enaltece a importância do trabalho da instituição. Afirma que a vida é o maior bem e o maior dom que possuímos e que, apesar das dificuldades, ver a sociedade organizada em sua proteção, renovam-se as esperanças no ser humano. Agradece a todos pelo êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp