27/03/2009 - 6a Solene

COMEMORAÇÃO DO "115º ANIVERSÁRIO DO JORNAL A 'TRIBUNA DE SANTOS'"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/04/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : SAMUEL MOREIRA / PAULO ALEXANDRE BARBOSA
1 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do Deputado Paulo Alexandre Barbosa, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 115º Aniversário do Jornal "A Tribuna de Santos". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  SAMUEL MOREIRA
Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado Paulo Alexandre Barbosa pela iniciativa desta sessão solene e destaca o papel que ele exerce, nesta Casa, no setor da educação e nos assuntos da Baixada Santista. Saúda os Deputados e a todos os convidados desta solenidade. Diz que a informação é um dos pilares que sustentam a democracia e que o grupo da "Tribuna de Santos" vem cumprindo com dedicação esse papel, ao reverberar as demandas da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
3 -  LUCIANO BATISTA
Deputado Estadual, homenageia a data de aniversário do jornal e diz que a história da Baixada Santista se confunde com o crescimento do Porto de Santos, nos momentos de alegria e de tristeza. Salienta a influência da "Tribuna de Santos", na região, lembrando que essa influência aumentou com a TV Tribuna e contribuiu para o crescimento da Baixada Santista. Destaca a presença do jornal nas questões sócio-culturais e nos projetos esportivos.
4 -  FAUSTO FIGUEIRA
Deputado Estadual, diz que esta solenidade comemora o nascimento de um projeto democrático e que Santos foi uma das primeiras cidades do Brasil a negar a escravidão, a lutar pela república e defender os direitos da cidadania. Reafirma a sua convicção de que a democracia é a base de sustentação de uma sociedade civilizada.
5 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Anuncia a exibição de vídeo institucional.
6 -  SAMUEL MOREIRA
Assume a Presidência.
7 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Deputado Estadual, manifesta a sua alegria de ver o Plenário lotado de representantes da Baixada Santista, para homenagear um grande veículo de comunicações do País. Focaliza a abrangência e a importância da "Tribuna de Santos", na América Latina. Lembra a data de fundação do jornal, 26 de março de 1894, com o nome de "Tribuna do Povo", enfatizando que o jornal cresceu junto com a cidade de Santos. Diz que a família Santini transformou um jornal regional em um poderoso grupo de comunicações, com a TV Tribuna afiliada à Rede Globo de Televisão.
8 -  PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Assume a Presidência. Presta homenagem com entrega de placa, ao Sr. Roberto Clemente Santini, diretor superintendente do jornal "A Tribuna". Convida o Diretor Adilson Durante Filho para prestar homenagem com entrega de camisa do Santos Futebol Clube ao Sr. Marcos Clemente Santini, diretor-presidente do jornal "A Tribuna".
9 -  MARCOS CLEMENTE SANTINI
Diretor-presidente do jornal "A Tribuna", cumprimenta as autoridades presentes e lembra que, em 1808, surgiu a Imprensa no Brasil e a Tribuna, em 1894. Diz que o jornal sempre levou a sério o compromisso assumido com a cidade de Santos e com a sociedade santista. Comenta que o jornal regional brasileiro evoluiu muito nas últimas décadas e que a "Tribuna de Santos" procura atender às necessidades de discussão dos desafios da Baixada Santista.
10 -  Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA
Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp