11/05/2009 - 17a Solene

COMEMORAÇÃO PELO "DIA ESTADUAL DO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ANALICE FERNANDES
1 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência e abre a sessão. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente efetivo, por solicitação da Deputada Analice Fernandes, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Combate ao Câncer de Mama. Convida o público presente a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Enaltece a relevância deste evento, que tem o objetivo de colocar em pauta a atenção à saúde, em especial, sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de mama.
2 -  JOSÉ ROBERTO FILASSI
Médico ginecologista e mastologista, explica todo o processo que envolve a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Expõe dados estatísticos sobre a doença no mundo todo e nas regiões brasileiras. Fala da importância do diagnóstico precoce, pois 95% dos casos de câncer de mama são curáveis, se tratados no início.
3 -  EDMUR PASTORELLO
Presidente da Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo, representa neste ato o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, relata as ações do Governo do Estado para o tratamento do câncer de mama. Entre as medidas adotadas, destaca os mutirões para realização de exames de mamografia, duas vezes ao ano. Enaltece o trabalho realizado pelo voluntariado que, em conjunto com a tecnologia e o conhecimento científico, é fator fundamental para conter o avanço da doença.
4 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Anuncia número musical.
5 -  MARIA DO CARMO CECCHIA FERNANDES PEREIRA
Presidente da Unaccam, União e apoio ao Combate ao Câncer de Mama, agradece às mulheres que se preocupam com a saúde e procuram prevenção. Cobra aplicação de lei estadual que garante a todas as mulheres o direito a exames para diagnóstico do câncer de mama. Faz entrega de certificados para alunas do curso de voluntariado.
6 -  PÉROLA MARIA FONSECA CARDOSO
Vereadora da Câmara Municipal de Jales, relata sua experiência, em tratamento realizado no Hospital Pio XII de Barretos. Diz que foi bem sucedida, pela confirmação do diagnóstico benigno, mas que a experiência despertou-a para a importância do trabalho do voluntariado e levou-a a fundar a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales.
7 -  CÂNDIDA DE JESUS SILVA NOGUEIRA
Vereadora de Fernandópolis, relata sua experiência pessoal com a doença, e seu tratamento de transplante de medula óssea. Apela aos Deputados desta Casa, para a necessidade da AVCC de Fernandópolis concretizar o convênio com o SUS, e assim ampliar do atendimento das mulheres da região.
8 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neo-Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, fala da importância da responsabilidade social no trabalho de prevenção ao câncer de mama. Destaca o lançamento do programa "Pacto pela Vida", que envolve aplicação de políticas públicas voltadas à minimização da doença. Faz entrega de placas comemorativas.
9 -  CARLOS ELIAS FRISTACHI
Médico-chefe do Serviço de Oncologia e Mastologia e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto do Câncer "Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho", destaca a relevância da atividade do voluntariado. Afirma que já existe um trabalho eficiente para a realização dos exames de mamografia, mas persistem dificuldades para agilizar a realização das biópsias, que são necessárias para a conclusão do diagnóstico preciso.
10 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Anuncia número musical. Agradece a todos que colaboraram com o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp