25/05/2009 - 23a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "20 ANOS DE ATIVIDADE DO IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/06/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : DONISETE BRAGA
1 -  DONISETE BRAGA
Assume a Presidência e abre a sessão. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Donisete Braga, com a finalidade de comemorar os "20 anos de atividade do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Dá conhecimento e agradece mensagens alusivas ao evento. Relata a importância da solenidade, principalmente por ocorrer na semana que antecede o "Dia Mundial do Meio Ambiente". Faz breve relato da história da implantação do Ibama, órgão que considerou o guardião do meio ambiente. Parabeniza a instituição pela atuação eficiente em defesa, proteção e preservação da natureza.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, destaca que, como Deputado pelo PV, luta pela preservação do meio ambiente. Informa a importância da deliberação do projeto específico para a Represa Billings. Afirma conhecer o trabalho da Polícia Ambiental, por ser policial militar. Recorda que Constituição de 1988 trouxe grande transformação de ordem legislativa e comportamental, ao determinar a preservação do meio ambiente.
3 -  NINA ORLOW
Representante da sociedade civil, elogia a realização, por esta Casa, da Conferência Estadual do Meio Ambiente, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e resultou na elaboração de propostas. Agradece aos 75 deputados que aderiram à frente parlamentar pela Agenda 21.
4 -  JOSÉ ÁLVARO CARNEIRO
Superintendente do Ibama no Estado do Paraná, que representa o Conselho de Superintendentes das Regiões Sul e Sudeste, relata a importância da integração do trabalho das regionais do Ibama. Destaca o resultado notório do trabalho conjunto das pessoas do órgão em defesa do meio ambiente.
5 -  ANSELMO FORNECK
Superintendente do Ibama no Estado do Acre, afirma que a luta pela preservação ambiental envolve vários segmentos, nas três esferas de poder. Cita que a região amazônica sofre com os desmatamentos. Destaca os avanços obtidos através do trabalho da instituição.
6 -  Presidente DONISETE BRAGA
Anuncia a apresentação do vídeo "Cuidar do Meio Ambiente Todo Mundo Pode.
7 -  ANALICE DE NOVAIS PEREIRA
Superintendente do Ibama no Estado de São Paulo, declara que as obras do PAC, do Governo Federal, têm atuado de forma importante na preservação do meio ambiente, ao promover obras de infraestrutura, saneamento e despoluição de represas. Presta homenagens a todos os escritórios regionais do Estado, dos quais destaca a diversidade dos trabalhos, dadas as especificidades de cada região.
8 -  Presidente DONISETE BRAGA
Anuncia homenagens de alunos das escolas estaduais da cidade de Mauá "Jardim Rosina" e "Irene da Silva Costa", prestadas pelas alunas Angélica Gomes da Silva, Elaine Correa Blecha de Araújo e Bruna Aparecida de Souza Silva com entrega flores à Sra. Analice de Novais Pereira. É homenageado pelos alunos Suelen Cristina Ferreira; Abner dos Santos; e Denis de Oliveira Silva.
9 -  CIDO SÉRIO
Ex-Deputado Estadual e prefeito de Araçatuba, parabeniza o Ibama pelos seu 20 anos. Afirma a importância do trabalho da instituição pela preservação da vida no planeta.
10 -  EDUARDO JORGE
Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que representa o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, destaca que, pela dimensão do trabalho e o orçamento destinado às instituições que defendem o meio ambiente, é fundamental o envolvimento de todas as estruturas sociais: públicos, privados e cidadão comum, para a implantação e manutenção das políticas voltadas a este fim.
11 -  ROBERTO MESSIAS
Presidente do Ibama, diz que a causa do meio ambiente deve ser a causa de todos. Destaca a importância das novas tecnologias no auxílio do trabalho de preservação das matas brasileiras. Afirma haver necessidade do apoio da sociedade para poder tomar conta do que considera como o enorme patrimônio nacional. Anuncia a melhoria da estrutura do Ibama, com contratação de novos funcionários e iminente realização de concurso.
12 -  Presidente DONISETE BRAGA
Entrega placa comemorativa à Sra. Analice de Novais Pereira, superintendente do Ibama no Estado de São Paulo, em nome de todos os funcionários da instituição. Informa que existem dois projetos importantes a serem apreciados nesta Casa relativos ao meio ambiente: o que trata da lei específica da Represa Billings, e o relativo às Mudanças Climáticas, de iniciativa do Executivo. Fala da importância das discussões, com participação do Poder Público e da sociedade civil, com vistas ao aprimoramento das propostas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp