01/06/2009 - 27a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/06/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene por solicitação do Deputado Vitor Sapienza com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional da Itália e o Hino Nacional Brasileiro. Diz que faz questão de participar desta sessão solene, pelo seu orgulho de ter presidido esta homenagem à comunidade italiana. Lembra que conviveu com muitos filhos e netos de italianos que vieram para o Brasil e ajudaram a construir este Estado e este País. Diz que o DeputadoVitor Sapienza constituía um bom exemplo de descendente de italiano, que nos orgulha, como cidadão e como Parlamentar, e que, ao ocupar a Presidência desta Casa, conduziu o Parlamento em seu papel de ajudar o Executivo, mas sem deixar de fiscalizá-lo.
2 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência. Agradece ao Presidente Barros Munhoz. Presta homenagem aos brasileiros, franceses e italianos, que estavam a bordo do voo da Air France que se acidentou, pedindo um minuto de silêncio. Inicia as homenagens aos agraciados com o troféu Loba Romana.
3 -  GIUSEPPE LANTERMO DI MONTELUPO
Cônsul-Geral de San Marino em São Paulo, agradece em nome dos homenageados. Como porta-voz dos agraciados com o prêmio da Loba Romana, informa que esta láurea foi aprovada nesta Casa em 1991, por iniciativa do Deputado Vitor Sapienza, com a finalidade de homenagear os italianos e seus descendentes, que contribuíram para estreitar o relacionamento entre a Itália e o Brasil. Agradece ao Deputado Vitor Sapienza, que conseguiu recuperar uma antiquíssima tradição italiana.
4 -  FABIO PORTA
Deputado Federal, representante dos brasileiros junto ao Parlamento Italiano, refere-se ao acidente lembrado no início desta sessão solene e homenageia todos os que desapareceram, entre eles alguns italianos da província de Trento, que estavam no Brasil e fizeram doações ao Estado de Santa Catarina. Informa que o seu trabalho é manter uma ponte entre a Itália e o Brasil e que essas pessoas representavam esse trabalho.
5 -  MARCO MARSILI
Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, agradece a homenagem concedida aos descendentes de italianos. Cumprimenta a colônia italiana e as entidades regionais presentes. Diz que foram homenageadas pessoas que fizeram da Itália e do Brasil, uma parceria valiosa. Lembra que a data de hoje precede o Dia Nacional da Itália, 2 de junho. Afirma que São Paulo tem um lugar de primeiro plano dentro da história da imigração italiana e forma uma união indissolúvel no passado, no futuro e no presente.
6 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Fala sobre a contribuição da comunidade italiana para Cidade de São Paulo, lembrando que nordestinos, portugueses e japoneses ajudaram a construir este Estado, mas que a presença maior foi dos italianos. Refere-se à Lei nº 6133, de sua iniciativa, que instituiu o "Dia da Comunidade Italiana" em 1º de junho de 1988, a criação do troféu Loba Romana, em 1991. Fala sobre o livro "Café Amargo", que procura narrar as lutas dos italianos que vieram para trabalhar nas fazendas de café, no século XIX. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp