18/06/2009 - 31a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "80 ANOS DO DOUTOR ADIB DOMINGOS JATENE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/07/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : FAUSTO FIGUEIRA / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene por solicitação do Deputado Fausto Figueira, com a finalidade de "Comemorar os 80 anos do Dr. Adib Domingos Jatene". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Parabeniza Dr. Adib Jatene como paradigma de médico e político e diz da honra de prestar essa homenagem nesta Casa.
2 -  FAUSTO FIGUEIRA
Assume a Presidência.
3 -  EDUARDO SUPLICY
Senador, manifesta a sua alegria de vir cumprimentar Dr. Adib Jatene, porque o considera uma das maiores pessoas dedicadas à vida pública. Lembra que Dr. Adib propôs recursos para financiar o SUS e o Programa de Saúde da Família.
4 -  MARCOS MARTINS
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e a todos que vieram a esta Casa, em função desse gesto da Comissão de Saúde, que aprovou por unanimidade a iniciativa desta sessão solene. Cumprimenta Dr. Adib Jatene por ter dedicado sua vida toda para que este País tivesse seus recursos distribuídos, em especial na área da Saúde, para fazer a inclusão dos excluídos.
5 -  UEBE REZECK
Deputado Estadual, cumprimenta Dr. Adib como amigo, homem público, que ocupou os cargos de Secretário da Saúde e Ministro da Saúde. Lembra que Dr. Adib propôs a CPMF para garantir uma assistência melhor e quando viu seus ideais traídos, deixou o cargo, mantendo seu compromisso com a Saúde.
6 -  JOSÉ AUGUSTO
Deputado Estadual, diz que Dr. Adib Jatene completou seus 80 anos com uma história de sabedoria e doação de sua vida para a Saúde. Fala da primeira experiência que teve, como médico sanitarista, quando conheceu Dr. Adib como cardiologista.
7 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, fala da trajetória de vida de Dr. Adib e lembra David Capistrano, a quem ajudou. Destaca texto de autoria de Dr. Adib, por ocasião da morte de David Capistrano, em 17/11/00.
8 -  GILSON DE SOUZA
Deputado Estadual, diz de sua alegria em participar desta homenagem, como Deputado da Região de Franca, já em seu terceiro mandato. Afirma que a Medicina é um dom de Deus e fala de sua admiração por Dr. Adib Jatene, agradecendo por tudo o que ele fez pelas pessoas.
9 -  CID CÉLIO JAYME CARVALHAES
Presidente do Sindicato dos Médicos, manifesta a honra de trazer a homenagem dos médicos de São Paulo à comemoração dos 80 anos de Dr. Adib Jatene. Refere-se à trajetória de vida de Dr.
10 -  HENRIQUE CARLOS GONÇALVES
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, agradece em nome do Conselho, pelo patrimônio que Dr.Adib construiu em prol da Medicina e da Saúde no Brasil. Diz que os méritos de Dr. Adib se perpetuarão por séculos.
11 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Deputada Estadual, diz da honra para esta Casa, de oferecer esta homenagem a Dr. Adib, como reconhecimento à sua vida, à sua luta e ao seu compromisso como ser humano.
12 -  JOSÉ EDUARDO MORAES REGO SOUSA
Membro da equipe do Dr. Adib Jatene no Hospital do Coração e Diretor Técnico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, diz que conheceu Dr. Adib há 50 anos, no Instituto Dante Pazzanese, quando iniciava a assistência médica. Destaca-lhe o espírito de serviço, a capacidade de trabalho, a integridade e a ética e homenageia a sua visão administrativa e sempre inovadora.
13 -  PROTÁSIO LEMOS DA LUZ
Professor e Doutor do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, diz que Dr. Adib é amplamente conhecido em toda a esfera médica, por sua contribuição inovadora na área de cirurgia que leva o seu nome, técnica hoje utilizada em todo o mundo. Diz que Dr. Adib sempre teve uma grande preocupação social.
14 -  FÁBIO JATENE
Professor e Doutor, filho do homenageado, faz pronunciamento em nome da família Jatene. Diz que Dr. Adib já recebeu mais de mil homenagens e honrarias, em toda a sua vida, como cirurgião internacional, com técnicas utilizadas no mundo inteiro, que levam o seu nome. Lembra que Dr. Adib nasceu em Xapuri, no Acre e era filho de imigrantes libaneses. Lembra as duas viagens que Dr. Adib mais gostou, a visita ao Acre e ao Líbano, a terra natal de seus pais.
15 -  LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA
Secretário de Estado de Saúde, diz de sua alegria em poder estar aqui e prestar esta justa homenagem. Diz que conheceu Dr. Adib há 30 anos quando ingressou por concurso público na Secretaria da Saúde. Lembra que Dr. Adib é um homem extremamente simples e sempre ouviu os desassistidos, aqueles que mais precisam e considera que o progresso da Medicina não deve ser privilégio de uns poucos, deve estar ao alcance de todos.
16 -  Presidente FAUSTO FIGUEIRA
Diz da honra de homenagear Doutor Adib Jatene, que se tornou referência na Medicina mundial e deixou valioso legado na história do Brasil, usando todo o seu conhecimento e poder para aplainar as diferenças sociais e econômicas. Lê carta do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Pede ao Vereador Celso Jatene que entregue homenagem da Câmara Municipal de São Paulo ao Dr. Adib Jatene. Lê texto de autoria do Dr. Adib Jatene, em homenagem ao amigo David Capistrano, por ocasião de seu falecimento. Entrega placa comemorativa ao Dr. Adib Domingos Jatene.
17 -   ADIB JATENE
Fala de sua emoção em viver este momento que nunca esperou ter de viver. Diz que ninguém chega a esta posição sozinho. Fala de sua família, de sua esposa Aurice. Diz que estudou Medicina para voltar para o Acre. Afirma que a instituição pública que não ensina, degenera e por isso, criou a residência de Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese. Comenta que o Brasil priorizou o desenvolvimento econômico, deixando de lado o desenvolvimento social.
18 -  Presidente FAUSTO FIGUEIRA
Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp