24/08/2009 - 44a Solene

COMEMORAÇAO DOS "150 ANOS DE FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA DE SANTOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/09/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : FAUSTO FIGUEIRA
1 -  FAUSTO FIGUEIRA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Fausto Figueira, na direção dos trabalhos, para comemorar os "150 Anos de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Dá conhecimento da íntegra e agradece mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas pela Deputada Maria Lúcia Prandi, do PT; e pelo Secretário de Estado de Comunicação Bruno Caetano.
2 -  MONICA CRISTINA PEDRO DOS SANTOS
Da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Santos - Cumprimenta a administração do hospital. Destaca a justeza da homenagem.
3 -  MARIO CARDOSO FILHO
Diretor-Técnico da Beneficência Portuguesa de Santos - Recorda o seu trabalho na instituição neste sesquicentenário, ao lado do Deputado Fausto Figueira. Ressalta a qualidade no atendimento médico e o respeito aos pacientes, com o emprego de tecnologia de ponta.
4 -  PEDRO EDUARDO DAHER
Diretor-Clínico da Beneficência Portuguesa de Santos - Cita o seu orgulho em integrar a equipe médica do hospital. Faz retrospecto sobre sua trajetória profissional. Parabeniza a todos.
5 -  Presidente FAUSTO FIGUEIRA
Anuncia a exibição de vídeo intitulado "150 Anos de Amor à Vida".
6 -  ADEMIR PESTANA
Presidente da Beneficência Portuguesa de Santos - Informa que o hospital foi fundado em 21 de agosto de 1859, por vinte portugueses. Ressalta a precariedade da higiene pública na época, na vila que tinha nove mil habitantes. Relata a construção das várias unidades do complexo, especialmente o da Vila Belmiro, que é referência em várias especialidades médicas. Comunica que a instituição é dotada da melhor tecnologia em equipamentos clínicos, inclusive para a realização de transplantes. Presta homenagem, com a entrega da "Medalha dos 150 Anos" e "botton" ao Deputado Fausto Figueira.
7 -  Presidente FAUSTO FIGUEIRA
Anuncia a entrega de flores, feita pela Sra. Elzir Pereira da Anunciação, Presidente do Gassa - Grupo de Apoio Social Santo Antônio (Voluntárias da Beneficência Portuguesa) à Sra. Ivânia Maria Scriviano Pestana, esposa do Dr. Ademir Pestana; e pela Sra. Odete Gonçalves de Jesus, ex-Presidente do Gassa, à Sra. Maria de Lourdes dos Santos, Diretora-Secretária da Beneficência Portuguesa. Fala de sua honra e gratidão por ter sido agraciado com a "Medalha dos 150 Anos". Ressalta a memória dos fundadores da Beneficência Portuguesa e a importância da comunidade luso-brasileira. Enaltece a riqueza da história de Santos. Recorda a construção das várias unidades do hospital, referência em vários setores da Medicina, que conta com tecnologia, inclusive para transplantes. Elogia o corpo clínico, do qual é integrante, e a administração, no compromisso de trabalhar em prol da saúde pública. Louva o trabalho das voluntárias. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp