21/09/2009 - 50a Solene

HOMENAGEM A "FEDERAÇÃO PAULISTA DE KARATÊ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI
1 -   CHICO SARDELLI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pela Presidência Efetiva, a requerimento do Deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Federação Paulista de Karatê". Convida o público presente a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ODAIR DIAS
Vereador à Câmara Municipal de Americana, ressalta o reconhecimento do karatê. Afirma que os professores da modalidade são "verdadeiros educadores", no sentido de serem agentes transformadores da sociedade. Cita os lemas do esporte, especialmente quanto à filosofia.
3 -  Presidente CHICO SARDELLI
Presta homenagem, com a entrega de placa, aos Srs. Pedro Oshiro, Presidente da Federação Paulista de Karatê; José Carlos Gomes de Oliveira, vice-Presidente da Federação Paulista de Karatê; e ao Vereador Odair Dias, da Câmara Municipal de Americana.
4 -  PEDRO OSHIRO
Presidente da Federação Paulista de Karatê, comunica que a entidade tem 35 anos, e foi fundada no dia 13/09/74. Recorda o trabalho dos fundadores. Cita princípios como a ética, a disciplina, a honra e a inteligência como fundamentais no karatê. Elogia o trabalho das várias diretorias, em particular da que criou a atual sede, no bairro do Ibirapuera. Presta homenagem, com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito, ao Deputado Chico Sardelli e ao Vereador Odair Dias, de Americana.
5 -  RAFAEL SOUTTO
Professor, enaltece a importância do karatê na formação integral do ser humano no contexto social. Fala dos benefícios desse esporte no combate de doenças como a depressão e o stress.
6 -  ROBERTO ALVES
Professor, destaca a importância da equipe na prática do esporte, voltado para as questões futuras.
7 -  ISABEL DIAS
Fala do crescimento gradual das artes marciais entre as mulheres.
8 -  IVALDO JOSÉ DA SILVA
Professor, ressalta a importância do aprendizado contínuo do karatê. Fala do preparo técnico dos alunos, visando competições em âmbitos nacional e internacional. Cita a importância do respeito e da disciplina nesse esporte.
9 -  SÉRGIO LONGO
Faz abordagem sobre o ensino do karatê para crianças especiais. Destaca a melhora no convívio familiar e social, tendo em vista a formação moral e ética do esporte. Discorre sobre a necessidade de aperfeiçoamento dos educadores.
10 -  HUDSON VENTURA TEIXEIRA
Assessor parlamentar da Presidência do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - CREF4/SP, saúda os integrantes que compõem a mesa dos trabalhos. Informa o reconhecimento crescente da prática do karatê. Dá conhecimento de valores do esporte, como a filosofia, a cultura, a inclusão social e a cidadania.
11 -  MASAHIRO SHINZATO
Ex-Presidente da Federação Paulista de Karatê, enaltece a importância da efeméride. Informa que o Ocidente demorou a reconhecer os valores da força do pensamento. Discorre sobre os princípios da religião budista, que norteiam muitos esportes. Fala do surgimento do karatê, na ilha de Okinawa. Informa que o esporte cresceu nos anos 70 e 80 do século passado. Recorda sua participação em campeonato ocorrido no Japão, que contou com atletas de 54 países.
12 -  Presidente CHICO SARDELLI
Destaca a solidariedade dos praticantes do karatê, com o trabalho social dos voluntários. Enaltece os valores do esporte, pelo domínio do corpo e da mente na transformação das pessoas. Dá conhecimento do I Fórum Paulista de Artes Marciais, que se realizava no Auditório Franco Montoro. Recorda conquistas do nadador Cesar Cielo. Fala das crianças afetadas pelas drogas. Destaca a responsabilidade do mandato parlamentar. Lembra ensinamentos de seus pais, bem como de viagem que fizera ao Japão. Informa sua participação em audiência pública, hoje, "Dia da Árvore", sobre a Política Estadual das Mudanças Climáticas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp