02/10/2009 - 135ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CONTE LOPES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CONTE LOPES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Combate declarações do Governador José Serra, em matéria do jornal "O Estado de S. Paulo", de que as críticas da oposição, nesta Casa, não têm fundamento. Relata visitas feitas aos municípios de Ourinhos, Bauru e Duartina.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Saúda alunos da escola técnica estadual, presentes nas galerias. Informa que estes vieram trazer o pedido de inclusão de aulas de Filosofia e Sociologia na grade curricular, em conformidade com lei federal.
4 -  Presidente CONTE LOPES
Saúda as presenças do ex-deputado Ruy Codo e de alunos da Escola Técnica Estadual Zona Sul.
5 -  ADRIANO DIOGO
Dá conhecimento de manifestação, hoje, na Avenida Paulista, dos servidores estaduais da área da Saúde, contrários à aprovação de projeto de lei que autoriza a administração dos hospitais públicos pelas organizações sociais. Considera como vitórias do Governo Federal e do Ministério dos Esportes, a aprovação da realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Defende a inclusão de aulas de Filosofia e Sociologia na grade curricular do Ensino Médio da rede estadual. Considera como avanço a reformulação das provas do Enem. Alerta para a falta de distribuição de merenda aos alunos das escolas técnicas do Estado. Combate o que considera como privatização do SUS, a entrega da administração dos hospitais públicos às organizações sociais.
7 -  ADRIANO DIOGO
Lamenta a ausência de seus pares no plenário no dia de hoje. Comemora a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Afirma que acionará o Ministério Público para que obrigue o Governo do Estado a incluir aulas de Sociologia e Filosofia na rede estadual do Ensino Médio. Pede intervenção na Escola Estadual José Augusto de Oliveira, em Ourinhos. Afirma que, ao visitar o local, constatou risco à segurança dos alunos, por conta da paralisação da obra de reforma.
9 -  ADRIANO DIOGO
Tece comentários sobre a atuação do Governo do Estado. Lamenta a ausência do Secretário de Transportes Metropolitanos, em audiência pública realizada em São Mateus, nesta Capital, pela Comissão de Transportes e Comunicações desta Casa, para debater a implantação do Metroleve Expresso Tiradentes-Vila Prudente/Cidade Tiradentes.
10 -  JOÃO BARBOSA
Lamenta veto à matéria de sua autoria que torna obrigatória, nas embalagens de todos os produtos alimentícios manufaturados, a indicação das características de sua composição, visando à saúde do consumidor.
11 -  Presidente CONTE LOPES
Elogia o Governo Federal pela conquista dos Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será no Rio de Janeiro.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, repudia o fato de os professores de Inglês e de Educação Artística das escolas técnicas terem que fazer cursos de capacitação de Sociologia e Filosofia, quando deveriam ser contratados professores para lecionar essas matérias. Informa que o Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo ingressará com representação no Ministério Público sobre o assunto. Relata problemas em escola e repudia a construção de pedágios na região de Ourinhos. Informa a realização de ato dos policiais civis, dia 16 de outubro, em frente ao Palácio dos Bandeirantes.
13 -  ADRIANO DIOGO
Pelo art. 82, tece considerações sobre a dinamitação de rocha na Linha Verde do Metrô, na estação Vila Prudente, que não tinha sido detectada no projeto. Informa que o fato remete aos problemas da estação Pinheiros. Questiona o fato de o Secretário Portella não comparecer em reunião sobre o trecho em monotrilho da referida obra.
14 -  ADRIANO DIOGO
Requer o levantamento da sessão, com a anuência das lideranças.
15 -  Presidente CONTE LOPES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 05/10, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os a realização de sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar os 11 anos do Moto-Clube Lobo Guará". Levanta a sessão.
alesp