16/11/2009 - 66a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO GRUPO ESPERANÇA - ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE APOIO AOS PORTADORES DE HEPATITE 'C' E SEUS FAMILIARES DA BAIXADA SANTISTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/12/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA PRANDI
1 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento da Deputada Maria Lúcia Prandi, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Décimo Aniversário do Grupo Esperança - Organização Não-Governamental de Apoio aos Portadores de Hepatite 'C' e seus Familiares, da Baixada Santista". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Comunica a exibição de vídeo sobre os dez anos do Grupo Esperança. Anuncia a apresentação do Coral "Agnus Dei", de Praia Grande, coordenado pela Sra. Nívia Cordoni Bellotto e regido pelo maestro Ivan Menezes.
2 -  EVALDO STANISLAU AFFONSO DE ARAÚJO
Diretor Técnico do Serviço de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas de São Paulo, relata as dificuldades para criação e funcionamento do Grupo Esperança. Enaltece a união dos voluntários. Agradece as iniciativas da Deputada Maria Lúcia Prandi em prol da entidade. Discorre sobre o reconhecimento do trabalho da entidade, inclusive em âmbito internacional.
3 -  ÂNGELA SPINA
Do Instituto Adolfo Lutz, fala de sua emoção em participar desta solenidade. Enaltece a luta para criação de rede de biologia molecular. Lembra histórico sobre a montagem de unidade na cidade de Santos. Parabeniza a iniciativa.
4 -  UMBELIANA DE OLIVEIRA
Coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, elogia a atuação do Grupo Esperança, especialmente quanto à ética. Destaca as parcerias do Governo com a sociedade civil. Fala das hepatites B e C.
5 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Ressalta a dificuldade de diagnóstico das hepatites. Informa que o Grupo Esperança foi fundado no dia 19 de novembro de 1999, com ênfase no ser humano. Lembra que a hepatite é a epidemia do século. Comunica o descaso dos órgãos públicos quanto ao tratamento e obtenção de remédios para combate à doença. Cita questões médicas e laboratoriais relativas à questão. Elogia as parcerias e o trabalho dos voluntários. Faz retrospecto sobre campanhas nacionais de prevenção. Saúda a memória de voluntários e pacientes falecidos.
6 -  JEOVÁ PESSIM FRAGOSO
Presidente do Grupo Esperança, faz retrospecto sobre pontos do vídeo ora exibido. Destaca parcerias e campanhas realizadas na Baixada Santista. Discorre sobre questões médicas e técnicas para diagnóstico e tratamento da doença. Cita dificuldades para distribuição de remédios. Ressalta a preocupação mundial em relação à doença. Agradece o apoio da Deputada Maria Lúcia Prandi.
7 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Presta homenagem às mulheres voluntárias, com entrega de ramalhete de flores, à Sra. Sandra Bottareli Fragoso, esposa do Sr. Jeová Pessim Fragoso, e à Sra. Nívia Cordoni Bellotto, coordenadora do Coral "Agnus Dei".
8 -  EVER DE CARVALHO
Da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Santos, presta homenagem ao Grupo Esperança, na pessoa do Sr. Jeová Pessin Fragoso.
9 -  JOSÉ CARLOS PEREIRA DE SOUZA
Um dos fundadores do Grupo Esperança, presta homenagem, com entrega de placa, à Deputada Maria Lúcia Prandi.
10 -  Deputada MARIA LÚCIA PRANDI
Agradece a homenagem. Informa que seriam entregues "bottons" alusivos à efeméride aos demais presentes. Anuncia nova apresentação do Coral "Agnus Dei". Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para um "brunch" no Salão Waldemar Lopes Ferraz. Encerra a sessão.
alesp