23/11/2009 - 69a Solene

COMEMORAÇÃO DO "60º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/12/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA PRANDI
1 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência e abre a sessão. Em seguida, nomeia as autoridades presentes e registra correspondência recebida. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação da Deputada Maria Lúcia Prandi, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "60º Aniversário da Associação Brasileira de Nutrição". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente PM, Músico Maurício Risério.
2 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia a apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP - OAB, sob a regência do Maestro Renato Teixeira Lopes.
3 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Lembra que a Nutrição é uma ciência que estuda os alimentos para melhor aplicá-los às necessidades nutricionais do homem e que o nutricionista é profissional da saúde, compromissado com o bem-estar e a qualidade do viver. Informa que a Asbran foi fundada no Rio de Janeiro, em 31 de agosto de 1949. Enfatiza que a Asbran está consolidada como referência na defesa da segurança alimentar no Brasil e comprometida com a defesa do alimento de qualidade para todos os cidadãos. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa aos 60 anos da Associação Brasileira de Nutrição, à Presidente da Asbran, Doutora Márcia Fidelix.
4 -  MÁRCIA FIDELIX
Cumprimenta as autoridades presentes e fala da importância de comemorar os 60 anos da Asbran, que surgiu depois dos quatro primeiros cursos de Nutrição, no País. Informa que a Asbran tem o intuito de representar os interesses das nutricionistas, desenvolver estudos e pesquisas na área da Nutrição e servir à população com uma competência cada vez maior. Parabeniza a todos.
5 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Associação Brasileira de Nutrição.
6 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia homenagem da Asbran para 12 ex- presidentes da Associação, com entrega de placa e de certificado.
7 -  MARIA HELENA VILLAR
Cumprimenta as autoridades presentes, agradece a homenagem e fala da história das ex-presidentes que deixaram um saldo positivo de seu trabalho em benefício da população e das nutricionistas.
8 -  MARIA DE FÁTIMA GIL
Fala de sua emoção em participar desta homenagem. Diz que conheceu a nutrição através dos livros de Josué de Castro, que eram proibidos na década de 60. Informa que atua na área de ensino e que é professora na Universidade Federal de Goiás e presidente da Federação Brasileira de Nutrição. Refere-se ao Congresso da Fome, que organizou em 1987 e lembra que a Associação Brasileira de Nutrição sempre esteve à frente dessa problemática. Parabeniza a todos.
9 -  MARIA DO SOCORRO QUIRINO ESCODA
Saúda todas as colegas e lembra que a sua gestão foi em 1989 a 1992. Diz que inseriu as questões obrigatórias do exercício da profissão no País e a obrigatoriedade da vigilância nutricional. Fala da importância de homenagear as pessoas que estão vivas e trabalhando.
10 -  NINA DA COSTA CORRÊA
Vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, cumprimenta a Asbran e as homenageadas. Destaca a participação das nutricionistas e das entidades, lembrando que sempre houve união, integração e respeito. Reportando-se ao papel da nutricionista, fala da importância de a sociedade estar bem alimentada e bem assessorada.
11 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia a apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP - OAB, sob a regência do Maestro Renato Teixeira Lopes.
12 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia a troca de insígnias entre nutricionistas escolhidas, com leitura de texto explicativo para condução do evento, pela Senhora Vice-Presidente da Asbran, Doutora Virgínia Nascimento.
13 -  VIRGÍNIA NASCIMENTO
Vice-Presidente da Asbran, informa que as insígnias são um simbolismo que representa a passagem do tempo e o encontro de diversas gerações de profissionais.
14 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando a todos para coquetel no Hall Monumental. Declara esgotado o objeto da sessão. Encerra a sessão.
alesp