08/03/2010 - 6a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE LIBANESA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/03/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo à solicitação do Deputado Simão Pedro, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa. Convida a todos os presentes para, de pé, ouvir os Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil. Comenta que São Paulo é a maior cidade libanesa fora do Líbano. Tece considerações sobre o processo histórico da imigração libanesa ao Brasil. Cita que a escolha do dia 14 de fevereiro é a data de assassinato do mártir Rafic Hariri, ex-Presidente do Líbano.
2 -  EMILE EDDÉ
Padre, representando Dom Edgard Madi, da Sociedade Maronita, faz agradecimentos gerais. Fala de cultura e civilização. Tece considerações sobre o desenvolvimento dos fenícios e s invenção do alfabeto. Elogia as relações entre os dois países e diz que o Brasil foi sempre o país acolhedor por excelência.
3 -  AHMAD HAMOUD
Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, agradece ao Brasil por receber os imigrantes. Comenta que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está conduzindo as políticas interna e externa com sabedoria e sensatez. Relata que os imigrantes libaneses sempre superaram todos os desafios e obstáculos.
4 -  HASSAN ALI GHARIB
Representante da Associação Beneficente Islâmica do Brasil, faz comentários sobre o Dia Internacional da Mulher. Relata avanços do povo libanês em união com o povo brasileiro. Comenta que a comunidade libanesa, hoje no Brasil, chega a ser o dobro da sua população no Líbano. Diz que o Oriente Médio é visto de forma crítica devido à desinformação sobre a realidade dos fatos.
5 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia apresentação musical.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, comenta que, no Brasil, as mulheres libanesas têm um pouco mais de liberdade do que na cultura libanesa. Fala sobre o progresso e a inserção comercial que os libaneses fizeram em terras brasileiras. Cumprimenta a comunidade pela reconstrução do Líbano.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Registra e faz leitura de mensagens do Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado; do Senhor Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento e do Senhor Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
8 -  ABDUL NASSER EL RAFEI
Presidente da Unei - União Nacional das Entidades Islâmicas, comenta que o povo libanês é persistente, sonhador e grato. Ressalta a integração e a hospitalidade entre brasileiros e libaneses. Relata que a primeira viagem do Presidente do Líbano para a América Latina será para o Brasil. Elogia o Presidente Lula por promover intercâmbio comercial e cultural com o Líbano e estreitar os laços entre os dois países.
9 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Relata que nesse dia 8 de março faz exatamente 100 anos que um grupo de mulheres socialistas propuseram um dia de luta das mulheres. Parabeniza todas mulheres, faz distribuição de flores e anuncia apresentação musical. Comenta que a Assembleia Legislativa criou o Dia da Comunidade Libanesa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp