05/03/2010 - 5a Solene

COMEMORAÇÃO DO "24º CONGRESSO MUÇULMANO DA AMÉRICA LATINA E CARIBE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/03/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo a solicitação do Deputado Said Mourad, ora à Presidência, com a finalidade de realizar a abertura do 24º Congresso Muçulmano da América Latina e Caribe. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Faz agradecimentos gerais. Comenta que esta é a Casa da inclusão, é a Casa do povo.
2 -  MOUMTEZ HACHEM AL ORRA
Mestre-de-Cerimônias, anuncia a presença de várias autoridades e faz agradecimentos.
3 -  ABDULLAH ABDULAZIZ AL SHAKIR
Presidente da Organização Islâmica do Comércio - OIC, relata que estão todos aqui para falar sobre o Alcorão. Cita que é de fundamental importância a boa relação entre as duas nações.
4 -  ADEL ALI ALSHDDY
Mufty da Cidade de Damasco, comenta que algumas descobertas científicas atuais já haviam sido citadas pelo profeta Mohammad há 1.400 anos. Afirma que Mohammad é um mensageiro de Deus, como Jesus, Moisés, Noé e Abraão. Faz agradecimentos ao povo e ao governo brasileiros, por abraçar essa comunidade, Enseja que a paz de Deus esteja com todos.
5 -  DAMASQUINO MANSOUR
Representante da Igreja Ortodoxa, comenta que o Brasil, maior país de população católica do mundo, abre seus braços para os muçulmanos e para uma discussão cujo objetivo é chegar a um bem comum. Enseja sucesso a todos.
6 -  WANDERLEY SALATIEL
Presidente do PT de São Bernardo do Campo, dá conhecimento de mensagem enviada pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
7 -  MOUMTEZ HACHEM AL ORRA
Mestre-de-Cerimônias, anuncia apresentação musical.
8 -  CHAER ABDUL HAMID
Representante-chefe da Comissão dos Teólogos, cita algumas passagens do Alcorão que falam da importância do conhecimento e dos conhecedores em relação aos teólogos. Comenta que as leis religiosas e o conhecimento científico devem andar juntos. Conta estória ilustrativa sobre um debate entre a mente do ser humano e o conhecimento.
9 -  ADEL BIN ALI ASHIDY
Secretário-Geral do Programa Global da Apresentação do Projeto da Misericórdia, desculpa-se por não falar na língua brasileira. Elogia a postura do Brasil no cenário internacional. Comenta que o rei da Arábia Saudita, Abdallah, iniciou uma maratona de diálogo inter-religioso monoteísta, e que esse evento de hoje vem para somar esforços a essa maratona.
10 -  AHMED HASSAN IBRAHIM DARWISH
Embaixador da República do Egito, cita que eventos como este são de extrema importância para responder e corrigir alguns preconceitos que são colocados em relação à religião islâmica.
11 -  AHMED MOHAMAD ALI
Mufty da Cidade de Nablos, tece comentários sobre a Mesquita - Al-Aqsa. Agradece o esforço de todos que, ao menos em palavras, estão defendendo a Casa de Deus. Cita passagem do Alcorão Sagrado e afirma que , na língua e na literatura árabes, quando Deus cita "nós" está demonstrando o poder, não que sejam vários, mas que Deus é poderoso.
12 -  JAMIL MURAD
Vereador de São Paulo, enseja que esse Congresso tenha muito êxito. Relata que seus avós eram muçulmanos. Comenta que no Brasil, o trabalho feito pelos líderes muçulmanos tem aumentado e unido a coletividade muçulmana. Tece considerações sobre a relação entre o Brasil e o Irã. Comenta o uso de energia nuclear para fins pacíficos. Defende o Estado Palestino e a religião de paz. Repudia o preconceito contra muçulmanos e árabes.
13 -  MUKKADAN AHMAD HAMMOUD
Comenta que enquanto houver pessoas preocupadas em defender a justiça e lutar contra a injustiça a nação e o povo estarão bem.
14 -  ABDUL NASSER EL RAFEI
Presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas, faz saudação ao Sr. Ahmad Ali Saifi. Faz comparações entre comprovações científicas e passagens do Alcorão. Relata que cada um é livre para crer no quiser, mas as evidências, as ciências, ninguém pode negar.
15 -  ABDALHAH AL-MOSLEH
Secretário-Geral do Programa do Estudo dos Milagres Científicos no Alcorão e na Sunnah, relata que Deus enviou mensagens e mensageiros para guiar as pessoas e que o Alcorão sagrado é a derradeira mensagem e, por isso, tem uma característica universal e vem desafiando todos os cientistas há 15 séculos.
16 -  AHMAD ALI SAIFI
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil e presidente deste XXIV Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, recorda o I Congresso para os muçulmanos e comenta os progressos feitos desde então. Defende que não basta somente falar do Islã, é preciso praticar o Islã.
17 -  MOUMTEZ HACHEM AL ORRA
Mestre-de-Cerimônias, faz agradecimentos gerais. Relata sobre o seu tio que levou a mensagem do Alcorão a muitas pessoas. Lembra de outros que também foram importantes.
18 -  Presidente SAID MOURAD
Faz pronunciamento em língua estrangeira. Comenta de sua satisfação em receber toda a comunidade no presente Congresso. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp