29/03/2010 - 10a Solene

HOMENAGEM AOS "PROFISSIONAIS DA ADVOCACIA E TRIBUTO AO DOUTOR MÁRCIO THOMAZ BASTOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/04/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Anuncia a presença de convidados. Comenta que a presente sessão fora convocada pelo Deputado Barros Munhoz atendendo a solicitação do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar homenagem aos profissionais da advocacia e tributo ao doutor Márcio Thomaz Bastos. Convida todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Dá ciência de que a sessão será presidida pelo Deputado Fernando Capez. Atesta que a Advocacia é a mais nobre das profissões e presta homenagem a todos os advogados de São Paulo. Parabeniza o Deputado Fernando Capez. Faz elogios ao Doutor Mário Thomaz Bastos.
2 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Anuncia a presença de várias autoridades. Enaltece o Doutor Márcio Thomaz Bastos. Tece considerações sobre a importância da advocacia para o Estado. Faz leitura do currículo do homenageado e ressalta períodos importantes da carreira deste.
3 -  LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
Presidente da OAB do Brasil - Secção São Paulo, faz elogios aos Senhores Deputado Barros Munhoz, Fernando Capez e Campos Machado. Anuncia a presença de autoridades diversas. Presta homenagem aos colegas de profissão. Lembra passagens de sua vida acadêmica e de sua atuação como Presidente da OAB São Paulo. Enaltece a fidelidade na relação entre o advogado e o acusado.
4 -  PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI
Presidente da Associação Paulista de Magistrados, comenta que os jovens que preparam-se para carreira jurídica devem se inspirar em pessoas competentes e se preparar para uma vida digna e honrada. Tece considerações sobre sua atuação como promotor de justiça.
5 -  RICARDO DIAS LEME
Secretário-adjunto de Estado da Justiça e Defesa da cidadania, representando o Senhor Governador José Serra, dá ciência de conquistas alcançadas por meio da Constituição de 1988. Relata que as ditaduras não convivem com a liberdade de imprensa e nem com uma advocacia combativa e atuante. Afirma que o direito de defesa, indispensável no regime democrático, busca o ideal de justiça. Alega que a OAB vem tornando cada vez mais rigorosos os exames para admissão de seus quadros.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem ao Senhor Adalberto Coutinho e ao Doutor Márcio Thomaz Bastos.
7 -  MÁRCIO THOMAZ BASTOS
Advogado criminalista, agradece a homenagem. Comenta momentos difíceis por que passam os profissionais da categoria. Diz que esta é uma celebração da advocacia e do direito de defesa. Tece comentários sobre o Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Afirma que a Advocacia é uma tensão dialética entre o bem e o mal e que não existe a verdade absoluta, e nem a mentira absoluta.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação musical. Faz homenagem a Senhora Leonor Bastos. Lê e comenta trecho da obra "O Dever do Advogado", de Rui Barbosa. Enseja êxitos à profissão da advocacia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp