26/04/2010 - 17a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DOS ESCOTEIROS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/05/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : ALEX MANENTE
1 -  ALEX MANENTE
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão fora convocada pela Presidência efetiva, atendendo a solicitação do Deputado Alex Manente, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia dos Escoteiros. Convida todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  RITA PASSOS
Deputada Estadual, informa que nesta solenidade comemora-se o centenário do escotismo no Brasil. Destaca a importância da formação e preparação do indivíduo para a vida. Afirma a necessidade de expansão do número de voluntários. Informa que "sempre alerta" é o lema dos escoteiros e que esse lema deve ser levado também para questões sociais e ambientais.
3 -  CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI
Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, comenta que celebrar 100 anos é inesquecível. Informa que o Brasil foi um dos países pioneiros na adoção desse revolucionário sistema de educação de jovens. Recorda que o escotismo no Brasil teve por berço a Marinha. Comenta que foram cem anos na busca das melhores práticas de ensino e das melhores ferramentas pedagógicas para desenvolvimento de um escotismo com qualidade.
4 -  FERNANDA ALVARENGA LEITE ARANTES
Capitã de Corveta, representante do 8º Distrito Naval, recorda a origem do escotismo na Inglaterra e sua chegada ao Brasil em 1910. Cita que a amplitude nacional do escotismo foi conquistada em 1924, quando da fundação da UEB - União dos Escoteiros do Brasil. Menciona que o escotismo mundial é educacional, voluntariado e apartidário, com propósitos ligados ao desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra.
5 -  PAULO SALAMUNI
Membro do Conselho de Administração da UEB e Presidente da UEB do Paraná, relata que mais de 500 milhões de pessoas que passaram pelo movimento dos escoteiros, praticando amizade e respeito. Dá conhecimento de que o movimento só foi impulsionado com a entrada das mulheres. Comenta que haverá um Fórum Mundial de Jovens em Blumenau e uma Conferência em Curitiba sobre escotismo e que delegados de 160 países já confirmaram presença. Declama poema enaltecendo os escoteiros. Destaca que a religião é fundamental para o indivíduo.
6 -  Presidente ALEX MANENTE
Anuncia apresentação de vídeo institucional. Comenta que as condecorações se destinam a premiar feitos realmente meritórios.
7 -  CARLOS ALBERTO GUIMARÃES BATTISTI
Considera que os diplomas de reconhecimento se destinam a expressar a gratidão a entidades ou pessoas que tenham prestado serviços ou contribuindo com valores e bens materiais. Faz homenagem com entrega de Medalhas a várias personalidades e a grupos de escoteiros.
8 -  Presidente ALEX MANENTE
Parabeniza os 100 anos de escotismo no Brasil. Relata que o Poder público precisa começar a observar a formação de conduta e caráter das próximas gerações, para ter uma sociedade mais justa, fraterna, com equilíbrio social e possibilidade de perspectiva de futuro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp