10/05/2010 - 20a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO ISLAMISMO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/05/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : HAIFA MADI
1 -  HAIFA MADI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo à solicitação da Deputada Haifa Madi, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Islamismo. Convida a todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia recitação do Alcorão sagrado.
2 -  SAID MOURAD
Deputado estadual, tece considerações sobe os preconceitos decorrentes da imagem errônea que a mídia veicula sobre o povo muçulmano e os países árabes. Declara seu compromisso em difundir a verdadeira imagem dos povos árabe e muçulmano. Faz relatos sobre a visão errônea que muitos europeus têm do Brasil. Cita preceitos do Islamismo. Faz comentários sobre religiões diversas. Informa que "Islã" significa Paz.
3 -  FAHD ALAMEDDINE
Xeique druso, faz pronunciamento em língua estrangeira. Informa que se apresenta como xeique da seita drusa no Brasil porque pouca gente sabe que esta seita é do Islamismo.
4 -  MOHAMED IBRAHIMI
Xeique da Mesquita do Brás, discursa em língua estrangeira.
5 -  MONA SAMARA
Representante do senhor Souheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, comenta que não foram medidos esforços nos últimos anos na busca da pacificação dos povos. Cita que o Islamismo vai além do que é propagado pelos meios de comunicação. Comenta que é preciso esclarecer para a sociedade que a religião muçulmana não é violenta. Menciona que o Dia do Islamismo é um marco na democracia.
6 -  Presidente HAIFA MADI
Anuncia apresentação musical.
7 -  DAMASKINOS MANSOUR
Arcebispo da Catedral Ortodoxa de São Paulo, faz agradecimentos gerais com saudação do Islã. Pronuncia-se em língua estrangeira.
8 -  MAGDA AREF ABUD LATIF
Cientista Social e vice-presidente do Departamento Feminino da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, lê documento sobre o Dia do Islã. Informa que o Islã entrou no Brasil com as primeiras caravelas, com os negros escravizados e, posteriormente, com a imigração árabe. Cita que para o Islã as mulheres são pioneiras em tudo. Explica a representação do véu para as mulheres islâmicas.
9 -  ALMOKADAM AHMAD HAMOUD
Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, fala e explica as saudações em Árabe. Cita que todos são iguais perante Deus e que a diferença está nos atos de cada um. Dá conhecimento de que Said Muhammad foi o último profeta e a religião islâmica foi a última das religiões. Tece considerações sobre os princípios do Islamismo.
10 -  Presidente HAIFA MADI
Anuncia apresentação de vídeo.
11 -  ABDUL NASSER EL RAFEI
Presidente da União Islâmica, dá ciência de momentos históricos do Islã. Menciona que onde existe Islã há civilização e justiça. Solicita aos diversos profissionais que sejam embaixadores do Islã na Terra. Comunica que a UNI, União Nacional das Entidades Islâmicas, homenageou pessoas importantes da comunidade muçulmana. Faz entrega de homenagens da instituição a diversas autoridades.
12 -  SEBASTIÃO ALMEIDA
Prefeito do Município de Guarulhos, faz elogios ao Presidente Lula, por sua liderança política e visitas aos países árabes. Reforça a necessidade de promover a solidariedade entre os seres humanos. Cita que é a missão do Islã é reduzir a pobreza e fazer o bem.
13 -  KHALED TAKY ELDIN
Xeique e Presidente do Conselho dos Teólogos, comenta conselhos islâmicos aos profetas e ao povo. Faz citações sobre a chegada do Islamismo ao Brasil. Relata que o Islã significa justiça e igualdade entre as pessoas. Informa que não se deve acreditar nas propagandas difamatórias a respeito do Islã. Cita que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva empenha-se no diálogo entre as nações e as religiões.
14 -  ALI MAZLOUM
Juiz Federal, faz agradecimentos aos voluntários amigos do Islã, pela realização de importantes trabalhos em Guarulhos. Comenta que este Dia do Islã é um dia de reflexão e trabalho para que as futuras gerações possam viver o Islã com paz, harmonia e justiça.
15 -  Presidente HAIFA MADI
Comenta a conquista da Lei 13.762, que institui, no Estado de São Paulo, o Dia do Islamismo em 12 de maio. Cita que o advento do Islamismo produziu um impressionante salto em todos os campos do conhecimento humano. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp