07/06/2010 - 27a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/06/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a presente sessão fora convocada pelo Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação do Deputado Fernando Capez, para homenagear o Dia de Portugal, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nomeia as autoridades presentes. Convida os presentes para, de pé, ouvir os Hinos Nacionais de Portugal e do Brasil. Recorda a morte de Luiz Vaz de Camões. Tece considerações sobre a Escola de Sagres. Comenta a chegada da família imperial ao Brasil. Declama poema de Camões e trecho do Hino de Portugal.
2 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado, ressalta a importância desta solenidade. Fala sobre o passado glorioso de Portugal, representado na epopeia de Camões. Afirma que as várias comunidades portuguesas pelo mundo constituem um elemento estrutural da nação portuguesa. Ressalta que as glórias do passado devem ser projetadas ao futuro.
3 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, faz cumprimentos especiais a todos que estão ligados diretamente ou indiretamente ao dia a dia da comunidade portuguesa. Elogia as mulheres portuguesas que estão no Brasil lutando na busca de uma identidade e de uma qualidade de reconhecimento. Comenta que o Brasil hoje tem um papel importante no mundo, e que isso se deve aos portugueses que para cá vieram.
4 -  ALMINO AFFONSO
Secretário de Estado das Relações Institucionais, representando o Governador Alberto Goldman, recorda sua descendência portuguesa. Cita considerações sobre conquistas feitas pelos Bandeirantes. Contrapôs a formação do Brasil com a América Espanhola. Comenta a unificação do idioma em todo o território nacional. Ressalta o lirismo de Camões.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Registra mensagens enviadas. Anuncia apresentação musical. Entrega placas aos homenageados juntamente com o Sr. Antonio de Almeida e Silva.
6 -  ÁLVARO ALVES DE FARIA
Poeta, fala de sua honra em ser homenageado. Recorda sua ascendência portuguesa. Cita sua participação no Terceiro Encontro Internacional de Poetas, na Universidade de Coimbra em 1998. Lembra a morte da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen. Faz leitura de trecho de obra de sua autoria.
7 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de apresentação teatral. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp