20/08/2010 - 37a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DO MAÇOM"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação Deputado Aldo Demarchi, com a finalidade de homenagear o "Dia do Maçom". Nomeia autoridades presentes. Convida o público presente para, de pé, ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Deputado Estadual - Lembra como ingressou na Maçonaria. Informa que o Dia do Maçom foi instituído por um projeto do então Deputado Estadual Presidente Tonico Ramos. Menciona iniciativa para que haja a Semana da Maçonaria. Faz uma leitura dando informações sobre a entidade.
3 -  JOÃO GABRIEL
Mestre Conselheiro Estadual, representando o Grande Conselho da Ordem Demolay - Lembra que há 67 unidades da Ordem Demolay no Estado de São Paulo. Fala sobre o trabalho que elas realizam. Faz apelo para recebam apoio.
4 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Anuncia a apresentação da Cerimônia do Abraço.
5 -  JAIME GAWENDO
Faz homenagem aos pais, comparando-os à Ordem da Maçonaria.
6 -  JOÃO GABRIEL
Mestre Conselheiro Estadual, representando o Grande Conselho da Ordem Demolay - Afirma que a Ordem Demolay é uma formadora de líderes. Cita a campanha do Ano Demolay 2009-2010, para cadastramento de doadores de medula óssea.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual - Cita a importância da Maçonaria na política do país. Tece elogios à instituição.
8 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo - Lembra a atuação da Maçonaria na política do país. Faz breve histórico sobre essa atuação. Faz considerações sobre a situação política da sociedade. Cita o lema da Maçonaria. Conclama a todos para lutar contra a corrupção. Cita a criação do "Movimento Dignidade e Inclusão Social".
9 -  FRANCISCO GOMES DA SILVA
Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - Faz reflexão filosófica. Lembra o compromisso da Maçonaria em lutar por um país justo. Registra o inconformismo da entidade perante a corrupção e a impunidade. Menciona documento firmado pelas 27 Lojas Maçônicas.
10 -  JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS
Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista - Realça a necessidade da atuação da Maçonaria na administração do país. Dá conhecimento de ações da entidade.
11 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo - Faz entrega de homenagens a diversos maçons e ao Deputado Aldo Demarchi.
12 -  ALDO DEMARCHI
Recorda sua participação nas demais sessões solenes do Dia do Maçom. Fala sobre a democracia. Faz reflexão filosófica. Menciona a necessidade de união entre os maçons. Cita o movimento "Maçonaria Unida por São Paulo". Conclama os maçons para investirem em obras sociais. Argumenta que é preciso pensar no futuro da Ordem. Dá conhecimento da íntegra de mensagem enviada pelo Decano da Maçonaria Rio-Clarense Luiz Ângelo Cerri. Anuncia entrega de homenagens. Faz agradecimentos gerais. Convida a todos para um coquetel no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp