18/10/2010 - 46a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/10/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocou a presente sessão solene para comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  JOSÉ ZICO PRADO
Deputado Estadual, destaca a importância de que os programas agrícolas sejam vistos sempre sob uma perspectiva nacional, e não estadual. Relata sua participação na bancada da Comissão de Agricultura desta Casa. Faz menção à força que o Estado de São Paulo possui neste campo.
3 -  LUIS CARLOS GUEDES
Eleito Engenheiro Agronômo de 2010, ex-Ministro da Agricultura no Governo Lula, e atual vice-Presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, informa que a agricultura brasileira é das mais importantes do mundo. Ressalta a grandeza de Campinas para a agricultura de São Paulo e do Brasil. Recorda a influência positiva que seus mentores exerceram em sua formação.
4 -  FERNANDO PENTEADO CARDOSO
Ex-Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, relata sua felicidade por pertencer à classe dos Engenheiros Agrônomos. Menciona sua experiência na profissão. Agradece a homenagem recebida por esta Casa.
5 -  ARLEI ARNALDO MADEIRA
Presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos do Estado de São Paulo, faz menção ao decreto 23196/33, responsável por regulamentar o exercício da profissão de Engenheiro Agrícola. Enaltece a importância do agricultor para a realização do agronegócio. Afirma que a agricultura foi a primeira das profissões. Cobra um aumento no valor dos recursos destinados à agricultura. Cita previsão da ONU, segundo a qual, antes de 2015, o Brasil será o maior produtor agrícola do mundo. Anuncia a apresentação de vídeo institucional.
6 -  GUILHERME CAMPOS
Deputado Federal, diz que o engenheiro agrônomo tem por função auxiliar o agricultor na aplicação de sua técnica. Afirma que o Brasil já pode ser considerado uma potência agrícola. Comenta que a presente sessão solene fazia uma justa homenagem a esta classe de trabalhadores.
7 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Entrega placa de homenagem à Associação de Engenheiros Agronômos do Estado de São Paulo. Elogia a constante defesa de projetos agrícolas exercida pelo Deputado José Zico Prado nesta Casa. Ressalta a necessidade de ações políticas destinadas ao fortalecimento da agricultura. Demonstra admiração pelo amor que grande parte dos engenheiros agrônomos sentem pela profissão. Enaltece os altos índices de produtividade da agricultura brasileira. Afirma que considera a atividade base de desenvolvimento e sustentáculo da Nação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp