09/05/2011 - 8a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/05/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, pelo "Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Elogia o trabalho das várias entidades presentes. Lembra a passagem, na semana que vem, da "Década contra a Violência no Trânsito". Reflete sobre a importância da luta pela vida. Ressalta a necessidade de se somar esforços na prevenção da doença "silenciosa" que é o câncer de mama. Cita programas governamentais sobre a moléstia.
2 -  LUIZ HENRIQUE GEBRIM
Médico, representando o Secretário de Saúde Dr. Giovanni Guido Cerri, informa que tem mais de 25 anos de atividade na especialidade. Cita as demandas mundiais da Medicina. Dá conhecimento de dados estatísticos sobre a incidência do câncer de mama. Recorda a atuação do ex-Secretário Barradas Barata quanto ao tema. Informa índices sobre a mortalidade e diagnóstico precoce.
3 -  WANDA CORRÊA
Vereadora à Câmara Municipal de Taquarituba, informa que sua região é essencialmente agrícola. Destaca o seu trabalho na área da Saúde. Enfatiza a importância da adoção do "médico de família". Fala da importância de se qualificar profissionais. Ressalta a carência de sua cidade. Informa que pacientes precisam recorrer a atendimento médico em Botucatu. Sugere indicação ao Deputado Ulysses Tassinari.
4 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Cita dados sobre população paulista, que supera a de muitos países. Informa que sessões solenes também servem para reivindicações. Discorre sobre o trabalho político e a representação partidária. Fala do conceito sobre o "espaço sagrado".
5 -  ULYSSES TASSINARI
Deputado Estadual do PV, enfatiza a necessidade de luta conjunta contra o câncer de mama. Recorda sua atuação como vereador de Itapeva e moção que encaminhara ao Ministério da Saúde. Lembra o efeito positivo de mutirões para enfrentar o problema. Responde à vereadora Wanda Corrêa que o antecedera na Tribuna. Lamenta a burocracia que prejudica o atendimento médico.
6 -  VERA LÚCIA FEDATO MONARI
Presidente da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer no Estado de São Paulo, informa que em Diadema foi instalada a mais nova unidade da rede. Discorre sobre a conscientização da população, do trabalho das voluntárias e da informação pela mídia. Fala do acesso ao tratamento. Reflete sobre o peso emocional e econômico da doença.
7 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Anuncia apresentação musical feita pela cantora Pamela Suelen.
8 -  SENHORINHA AMARO DE SOUZA
Em nome das Voluntárias da Unaccam, fala do trabalho da entidade que representa e da disponibilidade do voluntariado. Enfatiza as atividades lúdicas e teatrais voltadas às crianças. Elogia o desempenho dos médicos no tratamento da doença que, também, afeta os homens. Informa trabalhos desenvolvidos na cidade de Itapeva. Faz reivindicações em nome dos pacientes locais. Fala da importância dos voluntários, que tem "dom divino", que são formadores de opinião.
9 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Recorda a memória e a biografia do político e médico José Aristodemo Pinotti. Ressalta seu trabalho em defesa do próximo, tendo salvado milhares de vidas. Enaltece o seu legado.
10 -  MARIANE PINOTTI
Diretora da Clínica Professor Pinotti e diretora da Sociedade Brasileira de Mastologia, enfatiza sua emoção pelas palavras relativas a seu pai. Informa que o objetivo é reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. Fala da mobilização nesse sentido. Sugere a criação de programas de prevenção e de tratamento eficaz e humano, no contexto estético e funcional. Lembra princípios da Emenda federal nº 29, que trata da destinação de 12% dos orçamentos estaduais para a saúde.
11 -  MARIA EUGENIA CHIORINO LOPEZ
Presidente da Unaccam, trata do desenvolvimento de estratégias para disseminar informações sobre a doença. Enaltece o trabalho do voluntariado no apoio a pacientes e familiares. Destaca a importância da atuação de equipes multidisciplinares. Informa que existem 600 voluntárias no estado. Enfatiza a preocupação quanto ao diagnóstico precoce e os cuidados com a saúde.
12 -  MARIA DEL PILAR ESTEVEZ DIAZ
Coordenadora Médica do Serviço de Oncologia Clínica do Icesp, que representava o Prof. Dr. Paulo Gustavo Hoff, Diretor-Geral em exercício, cita os objetivos da entidade que representa, que tem três anos de fundação, na busca por tratamento e reabilitação eficiente. Informa que 20% dos pacientes que recorrem à entidade tem câncer de mama. Destaca a necessidade de integração da rede hospital estadual quanto ao assunto.
13 -  CÉSAR CABELLO DOS SANTOS
Professor associado livre docente da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional de São Paulo, informa que ocorre uma morte em cada quatro pacientes. Lembra doenças decorrentes da vida moderna e de variáveis ambientais ainda não detectadas. Faz citação de Maquiavel. Enfatiza a importância desta data como efeito catalisador. Argumenta que é preciso retirar das mulheres a responsabilidade pelo problema. Adita que São Paulo deve ser pioneiro nessa visão.
14 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Elogia o doutor César Cabello dos Santos, que foi aluno do dr. José Aristodemo Pinotti. Anuncia a entrega do "Prêmio de Responsabilidade Social 2011" a quatro entidades.
15 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, elogia os homenageados. Ressalta a importância de "fazer o bem a si mesmo e ao outro". Faz saudação pelo "Dia das Mães", transcorrido no dia anterior. Adianta votos de felicitações pelo dia 12 de maio, dedicado às enfermeiras. Elogia a Casa pela iniciativa.
16 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Anuncia a entrega de "Certificados" a várias pessoas. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Discorre sobre a importância do trabalho do voluntariado.
17 -  CARLOS ALBERTO RUIZ
Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Mastologia, discorre sobre a necessidade do efeito multiplicador pelo voluntariado. Destaca a necessidade de união dos vários envolvidos no processo para enfrentar a doença. Lembra Plano Nacional contra o Câncer de Mama, lançado pela Presidente Dilma Rousseff, em Manaus. Fala da necessidade de melhorias nos equipamentos, para qualidade do diagnóstico. Enfatiza a preocupação quanto à formação de especialistas. Recorda os efeitos colaterais da quimioterapia.
18 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Anuncia apresentação musical feita pela cantora Pamela Suelen. Elogia o trabalho das voluntárias. Lembra a passagem do Dia das Mães, no dia anterior. Fala do esforço de superação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp