06/06/2011 - 18a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO MEIO AMBIENTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/06/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ / REGINA GONÇALVES / DILMO DOS SANTOS
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Dilmo dos Santos, pelo "Dia do Meio Ambiente". Cumprimenta o Deputado Dilmo dos Santos pela iniciativa. Destaca o prestígio da solenidade, pela quantidade de personalidades qualificadas.
2 -  DILMO DOS SANTOS
Assume a Presidência. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
3 -  REGINA GONÇALVES
Deputada Estadual, considera vergonhosa a aprovação do Código Florestal, pela Câmara dos Deputados. Argumenta que o fato gerou o assassinato de ambientalistas no Norte do País. Enaltece os desafios para o Legislativo paulista quanto ao tema. Cita prejuízos ao solo com a monocultura. Fala de problemas da agricultura familiar. Lembra a preocupação quanto à água, ao ar e à conscientização das pessoas. Discorre sobre a responsabilidade para as gerações futuras.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, informa a sua atuação como vereador e prefeito do município de Santa Fé do Sul. Lembra que a cidade esteve por dois anos seguidos no "ranking" ambiental. Fala da importância dos gestores e das ações coletivas voltadas à natureza.
5 -  BRUNO COVAS
Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, discorre sobre os compromissos do Executivo e as metas da Secretaria que representa. Cita a importância de ações de preservação, da defesa da qualidade de vida, do licenciamento ambiental e educação sobre o tema.
6 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Reverência Verde, ao Secretário Bruno Covas. Anuncia a apresentação musical da "Banda Gerd", com a música "Amazônia", de autoria de Carlinhos Gerd.
7 -  JOSÉ LUIZ PENNA
Deputado Federal, Presidente Nacional do PV, recorda a abertura política e o processo democrático brasileiro. Faz reflexão sobre a desigualdade social brasileira. Combate o afrouxamento das regras ambientais. Louva a trajetória de luta dos ambientalistas. Lembra passeatas ocorridas na avenida Paulista. Discorre sobre o respeito pleno à vida animal e vegetal. Fala da economia criativa.
8 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Dá início às homenagens, com a entrega do Troféu "Reverência Verde", às várias personalidades, que usam da palavra.
9 -  BETO TRICOLI
Deputado Estadual, Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destaca o papel do Partido Verde nas questões ambientais. Fala das mudanças climáticas. Dá conhecimento de projetos do PV. Argumenta que o Legislativo paulista deve ser pioneiro no trato de certos temas. Lembra a criação do conselho gestor do Parque do Itapetinga.
10 -  LEILA BOÁS
Artista plástica, explica a concepção do prêmio "Reverência Verde". Faz reflexão sobre o processo criativo. Lamenta os estragos à natureza feitos pelo homem. Lembra que a Humanidade deve ser responsável pelo seu destino.
11 -  SABETAI CALDERONI
Professor, Presidente do Instituto Brasil Ambiente, tece considerações sobre projetos de cidades sustentáveis. Cita iniciativas parlamentares que tratam da questão ambiental. Afirma que "a sustentabilidade não encarece, valoriza".
12 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Presta homenagem ao doutor Paulo Affonso Leme Machado, da Unimep.
13 -  EDUARDO JORGE
Secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, recorda o esforço do PV em tornar realidade seus projetos. Afirma que a preocupação com a natureza deve envolver todas as esferas do Executivo. Lembra o encontro de prefeitos que integram o C-40, ocorrido em maio, nesta Capital. Afirma que já sofremos as consequências de alertas feitos pelos ambientalistas e que certas medidas devem ser urgentes. Recorda noticiário sobre a população que vive em áreas de risco. Comenta as prioridades sobre a moradia.
14 -  REGINA GONÇALVES
Assume a Presidência.
15 -  ENEAS SALATI
Engenheiro agrônomo e professor da Esalq - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", cita estudos que fizera sobre a poluição dos rios. Repudia o desmatamento da Amazônia e a perda da biodiversidade brasileira. Pleiteia ações efetivas para enfrentar o problema.
16 -  SERGIO PRADO
Arquiteto, que representa a ONG "Curadores da Terra", informa que o Brasil tem o maior sistema solar e hidrográfico do Planeta. Faz retrospecto sobre a Eco-92. Fala da revisão prevista para o Rio + 20, a ser realizada em 2012. Lembra a retomada plena do projeto do Parque do Ibirapuera, com a obra do auditório e da ocupação do MAC no antigo Detran. Enaltece os princípios do Protocolo de Kyoto. Cita projetos da transformação do lixo em energia e iniciativas voltadas à arquitetura sustentável. Fala do efeito multiplicador de ações dos ambientalistas.
17 -  JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA COSTA
Arquiteto, informa que fora o primeiro Secretário de Estado do Meio Ambiente. Recorda o tombamento da Serra do Mar. Argumenta que ainda há muito o que fazer em benefício da natureza, como o cuidado com as matas do Litoral e do Interior. Fala da criação do Corredor da Mata Atlântica e da Mantiqueira, bem como da ampliação da Rodovia dos Tamoios.
18 -  BELOYANIS MONTEIRO
Representante da SOS Mata Atlântica, afirma que espera que o Senado mude o Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados, ou que a Presidente Dilma Rousseff vete a matéria. Fala da importância do papel do eleitor na escolha dos candidatos a cargos eletivos e da cobrança dos programas partidários.
19 -  MENDES THAME
Deputado Federal, enfatiza a importância da conscientização da população sobre os problemas ambientais. Elogia os trabalhos aprovados e a atuação das personalidades ora homenageadas.
20 -  CHRISTIANE TORLONI
Atriz e ativista, informa que visa estabelecer ligação entre a sociedade civil e a classe política. Agradece a homenagem, em nome de um milhão e 200 mil pessoas que assinaram o manifesto "Amazônia para Sempre". Questiona a aprovação de Código Florestal polêmico quando a sociedade clama por cuidados ambientais. Lembra o significado da Amazônia para o Brasil e para o Planeta. Recorda as tragédias climáticas que afetaram os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Argumenta que a Democracia corre risco quando ações políticas afetam a natureza. Sugere a mobilização da sociedade através das redes sociais para enfrentar a situação.
21 -  MARCELO FURTADO
Representante do Greenpeace, elogia o trabalho dos voluntários da instituição. Agradece e informa que recebia a homenagem em nome do seu filho, ao revelar a preocupação com as gerações futuras. Faz retrospecto sobre a abolição da escravatura. Repudia a utilização do trabalho escravo na agricultura. Enseja votos por um "Brasil verde e limpo".
22 -  VICTOR FASANO
Ator e ativista, recorda sua presença no Congresso, quando da votação do Código Florestal. Lembra que é neto de fazendeiros, que tiveram as terras hipotecadas, pelo desgaste provocado pela monocultura do café. Recorda a responsabilidade que deve nortear o Legislativo quanto a projetos ambientais. Fala da utilização de madeira certificada. Combate a anistia a fazendeiros que tenham desmatado. Cita preocupação quanto aos alimentos e energia. Lembra o nome "Brasil", originário da árvore pau-brasil. Recorda a luta de Angola para preservar espécie de antílope, animal símbolo do país.
23 -  CARLOS JOLY
Do Projeto Biota/Fapesp, faz conhecer trabalhos de pesquisadores. Fala de mapas de conservação. Elogia iniciativas da Academia Brasileira de Ciências. Repudia as alterações no Código Florestal. Destaca a importância do carbono azul, com a restauração de áreas litorâneas. Presta homenagem à memória de seu pai, que era botânico.
24 -  FABIO FELDMANN
Representando os ambientalistas, afirma que estão colocados desafios à ciência, com as degradações impostas pelo homem. Elogia o trabalho das várias lideranças presentes. Recorda o processo constituinte. Cita dispositivos que tratam do ambiente. Afirma que nos defrontamos com avanços e atrasos na questão. Lamenta os prejuízos aos biomas. Reproduz encontro com o Dalai Lama, durante a Eco-82. Cita indicadores sobre a felicidade e bem-estar.
25 -  Presidente REGINA GONÇALVES
Anuncia a apresentação musical do Coral Evangélico de São Paulo, regido por Yuri Martiniuk.
26 -  DILMO DOS SANTOS
Deputado Estadual, informa que é a primeira vez que ocorre a entrega do Prêmio Reverência Verde. Faz reflexão sobre a causa ambientalista. Destaca a necessidade de ações efetivas para conscientização geral. Lembra encontro de prefeitos que integram o C-40. Argumenta que o Legislativo e o Executivo devem ter ações conjuntas voltadas para o meio ambiente. Informa o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Cita projeto que trata da proteção das matas ciliares do Estado de São Paulo.
27 -  DILMO DOS SANTOS
Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp