10/06/2011 - 20a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, pelo "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Português" e o "Hino Nacional Brasileiro". Comunica que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Sugere uma corrente de solidariedade pela retomada das atividades econômicas portuguesas. Fala de sua luta no Congresso Nacional em torno da manutenção da aliança entre Brasil e Portugal. Ressalta a importância do país homenageado para os brasileiros. Parabeniza Camões, Portugal e a comunidade lusa.
3 -  ANTONIO ALMEIDA E SILVA
Representante do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, saúda o público presente. Agradece ao Deputado Fernando Capez pela iniciativa em promover esta solenidade. Ressalta o conteúdo moral e sentimental da data. Comenta sobre o 10 de junho, provável data da morte de Camões. Considera as dificuldades para evocar a memória do herói. Enfatiza o amor dos portugueses à sua pátria.
4 -  JOSÉ GUILHERME QUEIROZ DE ATAÍDE
Cônsul-Geral de Portugal no Brasil - Cumprimenta o Deputado Fernando Capez pela organização do evento. Faz agradecimentos gerais.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lê mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades. Anuncia a apresentação de poemas pelo Grupo Jograis. Destaca a importância da obra de Luis Vaz de Camões. Comenta a biografia do autor. Narra seus amores, frustrações e aventuras. Relata a história da nação portuguesa. Enfatiza a influência do poeta sobre outros escritores ao redor do mundo. Ressalta sua fama consolidada. Considera "Os Lusíadas" epopeia portuguesa por excelência. Finaliza seu pronunciamento com a leitura de um trecho do poema. Faz a entrega de certificados.
6 -  JOSÉ ROBERTO CORDEIRO
Fala em nome dos homenageados, saúda o Deputado Fernando Capez e demais autoridades. Agradece a deferência. Destaca a união e a miscigenação de raças no Brasil. Fala da harmonia decorrente desse convívio. Cita episódio familiar, ocorrido em 1972, na final do jogo entre Brasil e Portugal. Declara ter sentido orgulho de seu pai, português de nascença, que comemorou a vitória do time brasileiro.
7 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Destaca as afinidades e os laços das comunidades luso e brasileira. Relembra o papel de renomados portugueses para a história do Brasil. Cita alguns eventos de guerras e movimentos portugueses. Presta homenagem à Sra. Yeda Villas-Boas, neta de portugueses e funcionária desta Casa, que não pôde comparecer à solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp