Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Imprensa

Press-release

Exposição Cenários | As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX | A nossa história nos documentos da Alesp

A Assembleia de São Paulo inaugura em 19 de agosto de 2015, às 18h, uma exposição inédita com 220 fotos históricas de cidades do interior de São Paulo no começo do século XX, época do apogeu da cafeicultura paulista. Estão entre as imagens mais antigas encontradas em seu acervo histórico.

A maior parte integra processos legislativos que tratam da emancipação municipal de localidades que cresciam rapidamente, estimuladas pelo avanço da cafeicultura e das ferrovias. São os casos de Americana, núcleo que se industrializava, Aparecida, já um centro de peregrinação religiosa, e também das cidades de Cajobi, Vargem Grande do Sul, Tapiratiba, Avaí, Macatuba, Pindorama e Uchoa.

Outros dois processos, movidos por moradores de Jaú e Araraquara, trazem recursos contra a cobrança de impostos municipais. Completam o conjunto as fotos de Penápolis, cujos moradores pleiteavam a criação de uma nova comarca com sede na cidade.

Reunidas, as fotos proporcionam um painel da urbanização das cidades do interior paulista nas décadas de 1910 e 1920, época em que os registros fotográficos dessas cidades são raros. Documentos históricos, as imagens trazem vistas panorâmicas dos conglomerados urbanos à distância, as principais edificações, detalhes da arquitetura, registram cenas do cotidiano, os hábitos e os costumes, as vestimentas, atos políticos e religiosos, e a fisionomia dos moradores, os criadores das cidades.

A exposição traz também uma linha histórica ilustrada com 16 mapas antigos de São Paulo, destacando os critérios adotados em cada período para a elevação dos povoados à condição de cidade, desde a fundação de São Vicente (1532), a primeira do Brasil, até os atuais 645 municípios do Estado. Por meio de terminal interativo, o público ainda poderá consultar os processos legislativos originais e a legislação relacionada à criação das cidades no Estado.

Produzida pela Divisão de Acervo Histórico da Alesp como parte do programa de difusão da documentação do Poder Legislativo paulista, a exposição aproxima o visitante de sua documentação primária, que reúne milhões de páginas e conta com mais de 144 mil normas. Ela nos possibilita um mergulho na história do Brasil, particularmente na história regional de São Paulo e seus municípios. Demonstra, assim, o grande potencial que a documentação primária oficial oferece para a pesquisa, contribuindo para redesenhar o nosso imaginário histórico.

REALIZAÇÃO

Divisão de Acervo Histórico | Departamento de Documentação e Informação | Secretaria Geral Parlamentar

Curadoria: Carlos Alberto Ungaretti Dias

SERVIÇO

Abertura: 19 de agosto de 2015, às 18h

RSVP: cerimonial@al.sp.gov.br | (11) 3886-6282 3886-6280

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 19h

Escolas e grupos: de segunda a sexta, das 14h às 18h

Informações e agendamento de visitas monitoradas: cenarios@al.sp.gov.br | (11) 3886-6583

Local: Palácio 9 de Julho | 3º Andar - Hall da Biblioteca

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - São Paulo