Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

As cidades

Cenários: as cidades do interior de São Paulo no começo do século XX, por Carlos Alberto Ungaretti Dias

A reorganização dos arquivos públicos vem permitindo colocar à disposição imagens há muito esquecidas. São fotos, desenhos, aquarelas, mapas, artes gráficas diversas, antes depositadas nos velhos arquivos.

Nesta exposição reunimos as primeiras fotos que aparecem na documentação histórica da Assembleia de São Paulo. São do começo do século XX, das décadas de 1910 e 1920, período no qual passam a ser utilizadas como documento, como comprovação visual, nos processos legislativos do então Congresso do Estado de São Paulo.

A série traz 220 fotos e oito mapas, com imagens de 12 cidades, nove delas em processos que tratavam da elevação dos então distritos à condição de municípios: Americana, núcleo que se industrializava; Aparecida, já um tradicional centro de peregrinação religiosa; e outras sete cidades que surgiram em decorrência do avanço da cafeicultura e da ferrovia pelo interior do Estado: Avaí, Cajobi, Macatuba, Pindorama, Tapiratiba, Uchoa e Vargem Grande do Sul. Outros dois processos, de Araraquara e Jaú, trazem petições de cidadãos que recorriam ao Congresso paulista contra a cobrança de tributos municipais. Ainda estão presentes as fotos de Penápolis, que pleiteava a criação de uma comarca com sede na cidade.

As fotos foram produzidas para demonstrar as características urbanas dos povoados naquele momento. Acompanhavam documentos comprovando que eles atendiam todas as determinações da legislação. Os documentos radiografam as povoações, com estatísticas populacionais, abaixo-assinados com nomes, endereços e profissões dos moradores, comprovações de arrecadação, dados econômicos, publicações oficiais em jornais locais e informações gerais. Os dossiês reúnem ainda documentos oficiais, como as correspondências entre as autoridades estaduais, municipais e federais, e as peças que formavam o processo legislativo: as petições, os projetos, os pareceres e as leis. Há ainda mapas regionais, projetando as divisas e a extensão dos novos municípios.

Algumas séries fotográficas enviadas pelos municípios seguem roteiro semelhante: apresentam visões panorâmicas dos conglomerados à distância, a arquitetura, os velhos e novos meios de transporte, os padrões de urbanização, as igrejas e capelas, os estabelecimentos comerciais e industriais, as casas e residências. Os personagens são os moradores, seus trajes, atividades, hábitos no cotidiano, quase sempre em fotos posadas. Na arquitetura retratada é notável a convivência dos velhos edifícios de taipa com as novas construções de tijolos, prédios que alcançavam até quatro andares e casas com amplas varandas, revelando traços da influência dos europeus, americanos e outros imigrantes. As modernas edificações conviviam com as casas humildes, as casas populares. As fotos registram ainda o avanço da urbanização, com a chegada da iluminação, do calçamento, das redes de água e esgoto, da arborização e dos jardins, enfim, a cidade dos criadores das cidades!

Para dar suporte à exposição iconográfica, produzimos textos que apresentam os principais argumentos dos moradores e autoridades envolvidas, o andamento dos processos e outras peculiaridades. Realizamos ainda um estudo que originou uma linha histórica registrando o avanço da criação das cidades no Estado, ilustrada com mapas. Destacamos os critérios adotados em cada período para a elevação dos povoados à condição de cidade, desde a fundação de São Vicente, a primeira do Brasil, em 1532, até os atuais 645 municípios de São Paulo.

As fotos aqui apresentadas foram tratadas, mas pequenas reproduções das originais, legendadas, estão incluídas junto aos textos. Lá também podem ser encontradas fichas técnicas com os endereços eletrônicos de todos os documentos utilizados no trabalho. A exposição inclui ainda uma interface onde são disponibilizados os documentos de criação de todas as cidades elevadas no Estado de São Paulo após a proclamação da Independência, acessível ao público in loco, e também à distância, pelo site da Assembleia.

A exposição foi produzida pela Divisão de Acervo Histórico do Departamento de Documentação e Informação da Alesp, como parte do programa de difusão da documentação do Poder Legislativo paulista. Esta série de imagens possibilita um mergulho na história do Brasil, particularmente na história regional de São Paulo e de seus municípios. Ela demonstra o grande potencial que a documentação primária oficial oferece para a pesquisa, contribuindo para redesenhar nosso imaginário histórico.

Carlos Alberto Ungaretti Dias, curador