Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Avaí

Áudio da Página

O processo de elevação de Avaí, 1918-1919

Em 1905, foi construída a Estação de Trem de Jacutinga, nome que faz alusão ao jacu, pássaro comum na região. No entorno dela foi construído um núcleo projetado por Thomaz Viteli.

O pedido de emancipação municipal foi apresentado em 1918. Nele, os moradores destacaram "o rápido e maravilhoso desenvolvimento demográfico e econômico da chamada zona noroeste do Estado" (citação do documento original).

O projeto de divisas anexado ao pedido foi questionado por vereadores de Bauru, por acreditarem que, em suas palavras, "a cidade perderia grande fatia de terras e ficaria muito diminuída". Diante do impasse, foi necessária a manifestação da Comissão Geográfica e Geológica sobre as divisas do novo município.

O processo trouxe 16 fotos. Duas delas apresentam edificações em construção e cenas de trabalho, revelando as técnicas e materiais usados à época. O núcleo urbano apresentava uma rústica rede de iluminação pública e árvores com protetores em todas as ruas.

O processo originou a Lei 1.672, de 2 de dezembro de 1919, promulgada pelo governador Altino Arantes.

Na ocasião, a cidade passou a ser denominada Avaí, em referência à batalha de mesmo nome, na Guerra do Paraguai. A palavra deriva de "aba-y", de origem tupi, que significa o rio do homem, ou o rio do povo.

Documentos originais


Voltar