Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Pindorama

Áudio da Página

A elevação dos distritos de Pindorama e Areia Branca, 1921-1925

Segundo os moradores dos distritos de Pindorama e Areia Branca, a sua emancipação era um caso único no Estado de São Paulo, pois resultava da união de dois povoados que se desenvolveram em lados opostos de um pequeno riacho.

De um lado estava o núcleo de Areia Branca. Com dois mil habitantes, era distrito policial do Município de Ariranha. Possuía um centro comercial, um cinema e um majestoso campo de futebol. Na outra margem do riacho estava o Distrito de Pindorama, uma colônia de lavradores estabelecida em 1907, que pertencia ao Município de Santa Adélia. Bem maior, contava com quase dez mil habitantes e tinha uma escola. Os dois distritos eram interligados por uma ponte, retratada em uma das fotos.

O processo de emancipação foi iniciado em 1921 e sofreu contestação de Ariranha, que alegou perder muitas terras e mais de dois mil habitantes com as divisas propostas pelos moradores. O município então apresentou projeto alternativo, mas prevaleceu um terceiro projeto de divisas, elaborado pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo com base nos acidentes naturais como rios, montanhas e espigões.

Em 31 de dezembro de 1925, o projeto de elevação de Pindorama foi sancionado pelo governador Carlos de Campos.

Documentos originais


Voltar