Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Uchoa

Áudio da Página

A elevação de Ignácio Uchoa, 1925

O Distrito de Ignácio Uchoa herdou seu nome da estação de trem que deu origem ao povoado, batizada em homenagem a um engenheiro da ferrovia. Na década de 1920, segundo os moradores, toda a região araraquarense passava por "um vertiginoso surto de progresso". Eles acreditavam que o distrito "não podia escapar desse vivificante sopro" (citações do original), devendo emancipar-se. Assim atestavam o rápido crescimento de Ignácio Uchoa: fundado em 1890, o povoado já contava com 10.042 habitantes em 1921.

O pedido de elevação a município, apresentado em 1925, contava com 251 assinaturas acompanhadas de informações sobre a profissão do morador. No processo estão contidas 35 fotos que registram habitações, automóveis, fazendas e plantações.

A representação descrevia as condições urbanas, sociais e econômicas que, segundo os moradores, credenciavam Ignácio Uchoa à elevação. O lugar contava com mais de 350 edifícios, guias e sarjetas de pedra, jardins públicos, duas escolas, cinema, jornal semanal, três médicos, três farmácias, hotéis, eletricidade, telefones e mais de 50 automóveis.

O projeto foi sancionado pelo governador Carlos de Campos em 30 de dezembro de 1925.

Em 30 de novembro de 1938, o nome do município perdeu a palavra "Ignácio", passando a ser oficialmente "Uchoa".

Documentos originais


Voltar