Compartilhar:

Seminário:   ILP +DEFENSORIA - IMPACTOS DO ENVELHECIMENTO NO BRASIL: O QUE ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS?


  • Descrição:

    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe o evento ao vivo por este link.
        Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp


    O evento abordará o tema do envelhecimento no Brasil sob a perspectiva jurídica, econômica e social, bem como os principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos. O objetivo é apresentar um panorama do envelhecimento no Brasil, identificar os desafios trazidos pela mudança demográfica nas áreas da saúde, trabalho, educação, prevenção contra violência, entre outros, tendo como norte as metas traçadas pela Década do Envelhecimento Saudável declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020.


    1. Abertura

    André do Prado - Deputado Estadual, Presidente da ALESP
    Eleuses Paiva - Secretário de Saúde do Estado de São Paulo
    Walter Feldman - Médico, ex-deputado federal por São Paulo e ex-presidente da ALESP. Presidente da Longevidade Expo+Fórum desde 2022
    Alexandre Kalache - Médico Gerontólogo, Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), Co-diretor Age-Friendly Institute, de Boston
    Priscila Akemi Beltrame - Advogada, doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e Conselheira Estadual
    Agnes Sacilotto - Diretora-Presidente do ILP
    Emiliana Carvalho Herrmann (mediadora) - Assessora Técnica da Defensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo

    2. Mesa de exposição e debates

    Jorge Felix - Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), pesquisador FAPESP de pós-doutorado pela Unicamp, professor da pós-graduação em Gerontologia da EACH-USP e comentarista de longevidade e temas de políticas públicas da TV Globo. Escreveu os livros "Viver Muito" e "Economia da Longevidade".

    Monize Marques - Juíza Auxiliar da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.  Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa e Juíza titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia/DF. Mestre em Gerontologia.

    Deusivania Vieira da Silva Falcão - Professora (livre-docente) da Universidade de São Paulo (USP).  Pós-Doutorado na área de Psicogerontologia pela University of Central Flórida (Estados Unidos). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Mestra em Psicologia Social e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

    Luiz Fernando Baby Miranda - Defensor Público Coordenador Auxiliar do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

    João Iotti - Professor e Advogado, mestre pela USP. Pesquisador na cátedra Jean-Monet da União Europeia - Erasmus +. Diretor do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa.

    Esta é uma contribuição da Alesp e da Defensoria Pública de São Paulo para o debate temático do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.3 (saúde e bem-estar) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

  • Programa:

    - A financeirização da velhice


    - O paradoxo da idade no Brasil: um país jovem que envelheceu rapidamente


    - A Revolução da Longevidade e seus Desafios Psicológicos


    Carga horária: 4h

  • Cronograma:

    Dia 12/11/2024, terça-feira, 18h às 22h

  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 12/11/2024 a 12/11/2024
  • Horário: 18h00 às 22h00
  • Forma de Realização: Híbrida
  • Total de vagas: 1060
  • Período de inscrição: 18/10/2024 a 12/11/2024
  • Informações para Inscrição:

    Evento presencial e telepresencial (transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da ALESP e do ILP). O ambiente do evento será filmado, fotografado e gravado, e as imagens e pronunciamentos poderão ser utilizadas pela Alesp para fins de divulgação. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (as informações coletadas na ficha de inscrição e no formulário de avaliação são confidenciais e utilizadas pelo ILP para fins de contato e planejamento).

  • Locais de Realização:
    • PLENARIO JOSÉ BONIFACIO

  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )