INSTITUCIONAL

Informações ou consultas : ilp@al.sp.gov.br
VALORES - QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM O ILP?

1- INOVAÇÃO LEGISLATIVA: Contribuição para inovação e fortalecimento contínuo do poder legislativo.
2- EDUCAÇÃO CIDADÃ: Acesso democrático ao conhecimento para o exercício da cidadania.
3- EXCELÊNCIA EM FOCO: Constante busca por excelência para oferecer conhecimento acessível de alta qualidade.

PROPÓSITO - QUAL A RAZÃO DE SER DO ILP?

"Ser um espaço de reflexão e promoção de conhecimento para subsidiar debates no processo legislativo e fortalecer a democracia."

MISSÃO - QUAL O COMPROMISSO DO ILP?

"Promover cursos, debates, palestras, pesquisas e publicações para ampliar o acesso ao conhecimento e a participação no debate público, fortalecendo o papel do poder legislativo."

VISÃO - QUAL A PERSPECTIVA FUTURA PARA O ILP?

"Ser um instituto referência na produção e difusão de conhecimento voltado à fortalecer a democracia e a cidadania, conectado a uma rede inovadora em âmbito local, nacional e internacional."

Quem somos

Criado em 2001, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é o órgão da Alesp responsável por oferecer cursos abertos e gratuitos a todos os cidadãos. As atividades abordam diversos temas e incluem ciclos de debates, seminários, palestras e outros eventos. Os interessados em participar dos cursos devem efetuar suas inscrições em cursos e eventos. Todos os participantes receberão certificado de horas assistidas.

Atuação

O ILP atua em frentes diversas. Na frente interna, auxilia os trabalhos parlamentares por meio de programas de aperfeiçoamento de seu quadro de servidores no campo do processo legislativo, das finanças e das políticas públicas. O suporte técnico e temático se estende também aos legislativos municipais.
A frente externa, voltada para a integração com a sociedade, incentiva a capacitação de lideranças sociais e comunitárias, oferecendo, além da incursão pela técnica legislativa, cursos, seminários, debates e palestras acerca de temas contemporâneos relevantes.
Arte e cultura, como emblemas que são da vida política enquanto vida em sociedade, constituem outra esfera de atuação. E, unificando as várias frentes, desponta o conceito de cidadania, para o qual cidadão é o sujeito cultural e politicamente ativo.
Para cumprir sua missão, o Instituto, a par das publicações, celebra parcerias e convênios com universidades e entidades privadas e estatais.

Histórico

O ILP foi criado pela resolução n° 821/2001 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tem por missão "Produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo".
Constitui, assim, um importante espaço de formação, produção de conhecimento multidisciplinar e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista, tendo como eixos estratégicos: ensino, espaço de capacitação e disseminação de conhecimento; pesquisa, oferecimento de subsídios de cunho técnico-científico para orientar a ação do Poder Público no Estado; cultura e educação para a cidadania, fornecimento à população do Estado de informação e instrumentos para o exercício consciente da cidadania; e comunicação institucional, divulgação de ações e programas do ILP, que buscam estabelecer uma interlocução entre o conhecimento produzido pela sociedade e o resultado obtido através do debate político.

Resultados

Além dos eixos mencionados, o ILP tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos pela aplicação dos índices paulistas de vulnerabilidade social (IPVS) e de responsabilidade social (IPRS), os quais são instrumentos de gestão pública para prefeitos e vereadores, que norteiam as diretrizes visando a troca de conhecimento, de capacitação dos agentes públicos e políticos, permitindo que as escolas dos parlamentos municipais se apropriem das informações geradas e que, além do aprimoramento social, também permita o exercício cada vez mais pleno da cidadania e da capacidade de reflexão e atuação política.

PARLAMENTO JOVEM

PARLAMENTO JOVEM

Anexos

Localização

Palácio 9 de julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Sala 337 (3º Andar) - São Paulo - CEP 04097-900