Compartilhar:

Debate:   CICLO ILP+FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO 2025 - COMO REDUZIR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO?


  • Descrição:
    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe o evento ao vivo por este link
      Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp


    O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.


    Cinco cidades do interior de São Paulo e a Capital estão utilizando metodologia baseada em dados e evidências para identificar e mensurar desigualdades em suas redes de ensino. Criada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em Ribeirão Preto, o modelo utiliza um conjunto de indicadores para avaliar o desempenho pedagógico das escolas e melhorar a eficiência da gestão educacional.É resultado de um projeto liderado por Mozart Neves Ramos, do IEA-USP, com apoio da FAPESP e da Secretaria Estadual da Educação, no âmbito do PROEDUCA, de apoio à Educação Básica. O modelo está sendo aplicado com sucesso em Ribeirão Preto, Batatais, Cordeirópolis, Jundiaí, Francisco Morato e na cidade de São Paulo. No encontro on-line, a ser realizado no dia 17 de março de 2025, Mozart Neves Ramos e o secretário municipal da Educação de São Paulo, Fernando Padula, apresentarão detalhes da metodologia e sua aplicação e tratarão dos desafios de reduzir a desigualdade educacional na rede paulistana, com mais de 1.500 escolas, 741 mil alunos e quase 23 mil professores.


    Perguntas aos debatedores devem ser encaminhadas durante o evento para o e-mail cicloilp@fapesp.br 


    Mozart Neves Ramos (palestrante): Educador e escritor, foi secretário de Educação de Pernambuco, reitor da Universidade Federal de Pernambuco e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Presidiu diversos órgãos e projetos federais de educação e é autor de vários livros sobre o assunto. É responsável pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-USP, em Ribeirão Preto, e membro do Conselho Superior da FAPESP.

    Fernando Padula
    (palestrante): Secretário Municipal de Educação de São Paulo, é advogado, pós-graduado no programa Latino-Americano de Governabilidade, gerência política e gestão pública da FGV, mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis), e participou do Programa de Liderança em Desenvolvimento Infantil, da Universidade de Harvard.


    Carlos Américo Pacheco (moderador): Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP


    Esta é uma contribuição do ILP e da FAPESP para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parceiras e Meios de Implementação) da Agenda 2030 da ONU.



  • Programa:

    Metodologia baseada em dados e evidências para identificar e mensurar desigualdades em suas redes de ensino do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em Ribeirão Preto, que  utiliza um conjunto de indicadores para avaliar o desempenho pedagógico das escolas e melhorar a eficiência da gestão educacional.


    Carga horária: 2h

  • Cronograma:

    17 de março de 2025, segunda-feira, 15h às 17h

  • Público-alvo: Para todos os Públicos
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 17/03/2025 a 17/03/2025
  • Horário: 15h00 as 17h00
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 17/02/2025 a 17/03/2025
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet (transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp; não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.

  • Data de divulgação dos selecionados: 17/03/2025
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )