Compartilhar:

Debate:   CICLO ILP+IPT DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 2025 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO E INOVAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA PRESERVA NOSSA HISTÓRIA


  • Descrição:
    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe o evento ao vivo por este link
      Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp


    O Estado de São Paulo é responsável pela conservação de um patrimônio material de múltiplas naturezas e dimensões, que vão desde pequenas peças em museus, passando por edificações históricas, obras de infraestrutura e até centros urbanos inteiros. Se de um lado existe a necessidade de expandir e integrar a infraestrutura logística de acordo com as demandas da economia e da sociedade, para a redução de desigualdades e o maior acesso aos bens e serviços públicos em todo o território, de outro se tem a crescente necessidade de otimizar e melhor utilizar recursos públicos para a preservação de suas edificações e, com isso salvaguardar o patrimônio cultural material e imaterial.


    Este evento pretende abordar como a conservação e manutenção do Patrimônio Histórico Edificado paulista está inserida nas políticas públicas estaduais e nos órgãos responsáveis, os aspectos legais e da prática jurídica na conservação dos imóveis tombados, e como as instituições de pesquisa podem contribuir para desenvolver soluções tecnológicas para a adequada recuperação dessas edificações e sua requalificação enquanto espaço cultural e de convivência.


    Fulvio Vittorino (moderador) - Engenheiro Mecânico. Dr. Pesquisador do IPT na área de Habitação e Edificações, desde 1986. Professor do Mestrado Profissional do IPT nos temas de conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade.


    Gonzalo Antonio Carballeira Lopez (palestrante/debatedor) - Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, atua desde 1976 no IPT realizando trabalhos de pesquisa ou prestação de serviços para o levantamento, diagnóstico e avaliação da biodeterioração de madeiramento, principalmente em edificações públicas e do Patrimônio Histórico.


    Mariana de Souza Rolim (palestrante/debatedora) - Arquiteta, Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Vice-presidente do Condephaat.


    Maria Gabriela Ahualli Steinberg (palestrante/debatedora) - Formada em Direito pela PUC-SP, Doutora em Direito pela Universidade de Poitiers, França. Exerce o cargo de 2ª Promotora de Justiça do Meio Ambiente da Capital.


    Esta é uma contribuição da Alesp e do IPT para a discussão temática do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da ONU. O suporte tecnológico para o Patrimônio Histórico Edificado está, ainda, associado às diretrizes do PPA 2024-2027 e aos objetivos estratégicos 1, 4, 10, 11 e 12.


    Os Cadernos do ILP v.4 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 2022, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25208


    Os Cadernos do ILP v.5 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 2023, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25568


    Estão abertas as submissões de artigos para a edição do primeiro semestre de 2025 dos Cadernos do ILP e para a Revista do ILP 2025.


    Informações no endereço https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=11486publicacoes/ (clicar em “Periódicos do ILP – Submissão de Artigos) ou pelo e-mail ilp.publicacoes@al.sp.gov.br .




     

  • Programa:
    - Legislação protetiva do Patrimônio Cultural.

    - Atribuição do Ministério Público nas esferas Federal e Estadual.


    - Políticas Públicas estaduais de valorização e preservação do Patrimônio Cultural – desafios para intervenções, levantamento de informações, gestão banco de dados e monitoramento.


    - Desafios e a importância do uso da tecnologia para inspeção do madeiramento para a conservação do Patrimônio Histórico Edificado.


    - Contribuição das instituições de pesquisa para o fortalecimento das instituições que lidam com o Patrimônio Histórico Edificado.


    Carga horária: 3h
  • Cronograma:
    30 de abril de 2025, segunda-feira, 14h às 17h
  • Público-alvo: Para todos os Públicos
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 30/04/2025 a 30/04/2025
  • Horário: 14h00 as 17h00
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 04/04/2025 a 30/04/2025

    Informe o CPF
    * Se você é estrangeiro e não possui CPF, envie e-mail para ilp@al.sp.gov.br e solicite sua inscrição
    INSCREVA-SE AQUI
  • Informações para Inscrição:Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet (transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp; não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.
  • Data de divulgação dos selecionados: 30/04/2025
  • Locais de Realização:
    • CANAL YOUTUBE IPT

  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO ( IPT )
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )
  • Anexos: