Compartilhar:

Debate:   INICIATIVAS INOVADORAS E BOAS PRÁTICAS EM RIG 2025: SOCIEDADE CIVIL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE


  • Descrição:
    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe o evento ao vivo por este link
      Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp

    O debate, promovido pelo ILP e pela Abrig, visa divulgar e discutir experiências significativas no campo das Relações Institucionais e Governamentais, no âmbito das organizações públicas, organizações privadas ou mistas, organizações da sociedade civil e em temas de interesse atual, tendo como base os casos de práticas de atuação finalistas do Prêmio Marco Maciel, contribuindo assim para o debate da sustentabilidade em termos da construção de instituições eficazes e da potencialização da implementação de parcerias.

    Neste evento será apresentado mais um ”case” premiado no 7º Prêmio Marco Maciel, desta vez na categoria RIG na Sociedade Civil Organizada. Trata-se de projeto das Sociedades de Pneumologia, Cirurgia Torácica e Radiologia do RS (SPTRS, SOCITORS e AGR) para promoção da saúde pulmonar. São três sociedades médicas preocupadas em alertar a população e reduzir o impacto das doenças respiratórias que matam no RS - câncer de pulmão, DPOC, asma e tabagismo, bem como empenhadas na criação de uma frente parlamentar, na criação do projeto de lei que estabelece o Dia Estadual do Pulmão e na inclusão do câncer de pulmão nos registros do Observatório do Câncer do RS. Nesse contexto, a Campanha “Respire Fundo” busca, por meio das Relações Institucionais e Governamentais, a implementação de politicas públicas para rastreamento de câncer de pulmão.

    Fabíola Perin (palestrante) - Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul. Cirurgiã torácica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Fez especialização e residência médica na Irmandade Santa Cara de Misericórdia em Porto Alegre (RS) e residência médica também na Santa Casa. De 2003 a 2005 fez Residência Médica no Hospital de Caxias do Sul. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFCSPA. Presidente da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul (2023 – 2026) e da Cooperativa de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul no mesmo período.

    Luciana Goelzer (mediadora) - Diretora Regional do Rio Grande do Sul da Abrig.

    Esta é uma contribuição da Alesp e da Abrig para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nº 3 (Saúde e Bem-Estar) e nº 17 (Parcerias e Meios de Implementação) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

    O Dicionário ILP+Abrig de Campos e Conceitos Fundamentais em Relações Institucionais e Governamentais pode ser livremente acessado na Biblioteca Digital da Alesp (https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25808 ) ou no sítio da Abrig (https://abrig.org.br/images/acervo/dicionario-ilp-abrig_versao-digital--1-.pdf).


  • Programa:


    19h00 Abertura institucional (ILP e Abrig)


    19h10 Apresentação


    20h00 Debates 


    20h30 Encerramento institucional


    Carga horária 1h30


  • Cronograma:
    09 de outubro de 2025, quinta-feira, 19h às 20h30
  • Público-alvo: Sem exigência
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 09/10/2025 a 09/10/2025
  • Horário: 19h00 às 20h30
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 23/09/2025 a 09/10/2025

    * Se você é estrangeiro e não possui CPF, envie e-mail para ilp@al.sp.gov.br e solicite sua inscrição
  • Informações para Inscrição:Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet (transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp; não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS ( ABRIG )