Compartilhar:

Evento:   CICLO DE CONFERÊNCIAS - A FORMAÇÃO DO BRASIL #1: LEITURAS DO BRASIL - GILBERTO FREYRE, SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, CAIO PRADO JR. E CELSO FURTADO


  • Descrição: Os desafios contemporâneos do Brasil exigem uma reflexão sobre a sua gênese e o desenvolvimento do Estado brasileiro por meio dos debates políticos, econômicos e sociais em autores clássicos, nas Constituições brasileiras de 1824 a 1988, na formação dos partidos políticos, nos modelos de Administração e Educação Pública, nas questões da equidade racial e da participação política das mulheres no Estado brasileiro.
    Para o primeiro evento de uma série de sete programados, teremos os seguintes convidados:

    Palestrantes

    JULIO COMPARINI
    Mestre e doutorando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); bacharel em Direito pela PUC-SP e em Filosofia pela USP; advogado; membro da Comissão Especial de Direito Constitucional da OAB-SP; professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas; professor convidado dos cursos de extensão e pós-graduação da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

    CAIO RIOEI YAMAGUCHI FERREIRA
    Doutor em Ciências Jurídicas, com concentração no Departamento de Direito Econômico e Financeiro, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2018). Bolsista CAPES pelos anos de 2017 e 2018. Mestrado em Ciências Jurídicas, com concentração no Departamento de Direito Econômico e Financeiro, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2014). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). Advogado com experiência em Direito Administrativo e Penal. Membro efetivo da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP, 2019/2021.

    Debatedor e Organizador
    SILVIO GABRIEL SERRANO NUNES
    Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (Bolsa Capes, Ministério da Educação do Brasil); advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP; especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Autônoma de São Paulo; professor de História do Direito da Ebradi; assessor jurídico no Tribunal de Contas do Município de São Paulo; professor da Escola Superior do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; pesquisador do IBContas - Instituto Brasileiro de Contas Públicas; professor convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional - COGEAE/PUC-SP. Membro da Comissão Especial de Direito Constitucional da OAB SP.
  • Objetivo:Pretende-se abordar, na série de sete eventos de compõem o Ciclo de Conferências, a formação do Brasil em torno de quatro eixos temáticos: clássicos do pensamento político, econômico e social do Brasil; a evolução constitucional do Brasil (1824-1988); a formação e consolidação dos partidos políticos brasileiros e os modelos de Administração (patrimonialista, burocrático e gerencial) e de Educação Pública no Brasil; além de analisar questões estruturais na formação do Brasil: as questões e os desafios constitucionais e democráticos da equidade racial e da participação política das mulheres no Estado brasileiro.
  • Cronograma:
    17h00 - Abertura
    17h10 - Conferências
    18h00 - Perguntas das participantes
    18h30 - Encerramento
  • Público-alvo: Interessados em geral
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 29/10/2020 a 29/10/2020
  • Horário: 17h00 às 18h30
  • Total de vagas: 250
  • Período de inscrição: 08/10/2020 a 28/10/2020
  • Informações para Inscrição:- Evento no formato on-line;
    - A certificação está condicionada à inscrição prévia e ao preenchimento do formulário de avaliação ao término de cada evento.
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros: